
Na noite de segunda-feira, 29 de abril, a Câmara Municipal de Patos foi palco de uma Audiência Pública promovida pelo sindicalista e vereador Zé Gonçalves (PCdoB), que lançou luz sobre a delicada situação da educação federal na cidade. Funcionários, professores e alunos das instituições federais de ensino superior, IFPB e UFCG, compareceram em massa para expor os desafios enfrentados no cotidiano educacional.
Durante o evento, o servidor Macário Araújo conduziu uma breve retrospectiva da educação no país, destacando as crescentes dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas Instituições Federais ao longo dos anos. Araújo ressaltou os investimentos e melhorias realizados nos dois primeiros governos do presidente Lula, contrastando com a realidade dos últimos governos dos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro.
O bioquímico Wagner Alex, técnico-administrativo da UFCG, campus de Patos, trouxe à tona o Art. 6º do Plano Nacional de Educação, que preconiza a acessibilidade como requisito fundamental para o acesso à educação. No entanto, Alex ressaltou as dificuldades enfrentadas pela população menos favorecida para deslocar-se até os Centros de Ensino, destacando o processo de sucateamento na oferta dessa demanda essencial.
O professor Lavoisier Morais refletiu sobre o antigo slogan brasileiro "o Brasil é o país do futuro", utilizado nas décadas de 70 e 80, que prometia altos investimentos no setor educacional. Morais destacou os avanços conquistados ao longo do tempo, mas ressaltou que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar uma educação de qualidade e transformadora.
A Audiência Pública evidenciou a urgência de medidas concretas para enfrentar os desafios da educação federal em Patos, reforçando a importância do diálogo e da mobilização da sociedade civil e das autoridades para garantir uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
Fonte: Patosonline.com
Com informações e imagens da Câmara Municipal de Patos
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 32°