
A Semana da Luta Antimanicomial 2024 teve início na noite de segunda-feira, dia 14 de maio, no auditório Master da UNIFIP, em uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Patos, da Secretaria Municipal de Saúde e da UNIFIP, por meio do curso de Psicologia e da atenção especializada em saúde, bem como dos CAPS.
Estiveram presentes na solenidade de abertura estudantes de Psicologia, equipes, coordenadores, usuários e familiares do CAPS AD, CAPS Infanto-juvenil (CAPSi) e CAPS 2 – Adulto.
Mayara Dantas, coordenadora do Curso de Bacharelado de Psicologia da UNIFIP, e Dila Ramos, coordenadora da Atenção Especializada em Saúde do Município de Patos, deram as boas-vindas à noite, seguidas por uma dramatização cativante sobre o tema do evento. Mayara enfatizou a preparação do curso de Psicologia para esta semana, destacando a importância da parceria entre o município e a UNIFIP na promoção de uma formação vinculada à prática da atenção em saúde mental.
O médico psiquiatra Samuel Vieira conduziu uma reflexão profunda sobre os "Caminhos para a Liberdade", destacando a relevância dos tratamentos abertos e das mudanças nas práticas terapêuticas. "Nossa intenção foi levantar a bandeira da Luta Antimanicomial, abordando os aspectos teóricos dessa proposta e as iniciativas que a adotam", pontuou.
Durante a solenidade, o público teve a oportunidade de assistir aos depoimentos de vários familiares e usuários dos CAPS. Mães como Daniela, Terezinha, Cleonice e Ana Paula enviaram vídeos emocionantes, relatando os tratamentos de seus filhos e adolescentes no CAPS Infanto-juvenil (CAPSi) e os resultados positivos alcançados sem a necessidade de internação, em consonância com os princípios da Luta Antimanicomial.
O CAPS 2 trouxe a família do usuário Ênio, que passou por internação e um período de sofrimento sem resultados. Foi somente no CAPS Adulto que Ênio conseguiu reintegrar-se à sociedade, participando ativamente de todas as atividades. Os relatos de sua mãe Clélia e irmão Paulo emocionaram a todos os presentes.
Usuários do CAPS Álcool e outras drogas (CAPS AD) também estiveram presentes, compartilhando suas histórias de superação. O senhor Fábio expressou sua alegria por receber alta do CAPS AD, onde conseguiu ser reintegrado socialmente por meio de tratamento e acompanhamento de uma equipe multiprofissional durante sua reabilitação do vício em álcool.
Maria Betânia aproveitou o momento para destacar as dificuldades enfrentadas pelos familiares e sua determinação em não desistir. Seu irmão Ruberlândio, em processo de recuperação do alcoolismo, também deu seu depoimento sobre a reabilitação através do tratamento no CAPS AD.
Por fim, Felipe compartilhou sua experiência de mais de 15 internações em comunidades terapêuticas, manicômios e manicômios judiciários, sem apresentar melhoras. Após aderir ao tratamento no CAPS, Felipe encontrou acolhimento através de um tratamento digno e em liberdade.
Secom – Prefeitura de Patos
RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°