
O Maio Laranja é uma importante campanha que busca combater a exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. A iniciativa começou em 2015, em Patos, com um projeto idealizado pela assistente social Juliana Freitas, dedicada à proteção das crianças e adolescentes. Com o apoio da Câmara de Vereadores de Patos, a ideia se transformou em uma lei municipal e, em 2022, tornou-se uma lei federal.
A campanha é fundamental, tendo em vista que a violência sexual contra crianças e adolescentes muitas vezes ocorre dentro de casa, cometida por pessoas próximas. Isso torna difícil a identificação e a denúncia desses crimes. Por isso, o Maio Laranja envolve não apenas profissionais de áreas como assistência social, psicologia, pedagogia e direito, mas também toda a comunidade, incluindo igrejas, escolas, associações e outras organizações.
Em 2024, a campanha está focada em formar professores da rede pública e privada para que eles possam identificar sinais de violência e acionar os órgãos de proteção adequados. A rede de proteção do município está trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação para levar esse treinamento a todas as escolas.
A Pastora Joana D’arc, que participou da caminhada alusiva ao 18 de Maio, destaca a importância da campanha, que começou em 2003 com ações da igreja e do conselho tutelar na comunidade do Noé Trajano. Ela lembra que o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi inspirado no caso de Araceli, uma menina assassinada na década de 1970 no Espírito Santo.
O retorno da Caminhada pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma das principais ações planejadas pelo Conselho da Criança e do Adolescente junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e a Secretaria de Educação, reuniu a comunidade para chamar a atenção para essa problemática e incentivar denúncias. O evento contou com a presença de ONGs, escolas públicas e privadas, alunos de Psicologia da UNIFIP e entidades socioassistenciais.
Durante todo o mês de maio, as equipes da campanha continuam visitando ONGs, escolas, instituições e igrejas para orientar a população sobre como identificar e denunciar casos de violência sexual. A meta é reduzir o número de crianças e adolescentes vítimas dessa violência, contando com a ajuda de toda a sociedade.
O Maio Laranja é um exemplo de como a união de diferentes setores da sociedade pode criar um impacto positivo na proteção das nossas crianças e adolescentes.
SECOM PMP







Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°