
Com o objetivo de promover o descarte de resíduos sólidos de maneira correta nos estabelecimentos comerciais, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads), deu início à campanha de Logística Reversa.
A Logística Reversa consiste numa medida legal que obriga alguns empreendimentos a se responsabilizarem pelo destino final de produtos após o consumo. Mediante o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
De acordo com a secretária da Semads, Manoella Rodrigues, a medida visa promover a sustentabilidade ao incentivar a reutilização, reciclagem e descarte adequado de resíduos, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para a economia circular.
“A logística reversa é contemplada por leis federais que abordam a destinação correta de resíduos que podem causar algum prejuízo ao meio ambiente, como embalagens de agrotóxicos, óleos lubrificantes, baterias, pilhas, lâmpadas incandescentes, medicamentos. Então a Secretaria de Meio Ambiente, através dos setores de fiscalização e de educação ambiental, está fazendo esse trabalho educativo justamente para conscientizar as empresas, que elas têm que cumprir o que manda a lei federal e a logística reversa desses produtos para que posteriormente esses resíduos não possam causar nenhum dano ao meio ambiente”, explicou Manoella.
A campanha está sendo realizada nos estabelecimentos comerciais como supermercados, mercadinhos; lojas de vendas de peças e consertos de motocicletas, automóveis e similares; lojas de consertos de celulares e similares; farmácias, lojas agropecuárias, lojas de vendas de eletrônicos.
Manoella explicou que para o descarte correto, o consumidor vai até o estabelecimento que comercializa o produto para realizar o descarte. O estabelecimento deve disponibilizar um local adequado, visível e com recipientes para o recebimento destes produtos. Como também é de responsabilidade do estabelecimento comercial entrar em contato com o fabricante para o devido recolhimento.
Para mais informações e esclarecer as dúvidas basta ligar para o número (83) 99384-5081 que também é whatsapp, bem como ir diretamente na Secretária que fica localizada na Rua Aluizio Lima, 222, bairro Salgadinho.
Milena Feitosa – SECOM
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°