
Jackson Macedo, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, concedeu uma entrevista exclusiva ao Patosonline.com, abordando temas relevantes para o cenário político local. Em suas declarações, Macedo destacou a influência do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o maior cabo eleitoral do Brasil. Ele ressaltou que, ao fazer campanha nos municípios, o PT se beneficia por ser o partido do presidente, o que promete ser um fator positivo para os pré-candidatos petistas.
Entretanto, o dirigente partidário também reconheceu os desafios enfrentados pela esquerda nos municípios do interior do Nordeste. Nessas regiões, tradicionais famílias políticas e oligarquias históricas exercem forte influência, além da força do governo estadual. A polarização entre essas forças políticas muitas vezes dificulta a atuação do PT em pequenas cidades.
Macedo mencionou o histórico aliado do PT, o Governo do Estado, mas ressaltou que, mesmo sendo aliado, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) possui uma tradição política própria na Paraíba. Desde a época do Senador Zé Maranhão no MDB, o PSB tem se consolidado como uma força política no estado, com a maioria dos prefeitos filiados ao partido.
Além disso, o presidente do PT destacou a presença de três famílias tradicionais da política paraibana: os Motta, os Moraes e os Ribeiro. Essas famílias polarizam a disputa em muitos municípios, criando uma bolha política que dificulta a atuação de terceiras vias.
No contexto específico de Patos, Macedo considera a candidatura do PT como uma alternativa viável para romper com essa polarização. Ele enfatiza a importância de um bom debate e a necessidade de furar essa bolha política para que o PT possa entrar no jogo eleitoral.
Sobre o deputado federal Hugo Motta, Macedo revelou que o PT nunca foi procurado por ele. Apesar de terem sido aliados no passado, o PT mantém sua independência e seguirá sua própria agenda na cidade. O deputado Hugo Motta, por sua vez, tem atuado como parceiro do governo federal em algumas questões, deixando claro que não se alinha exclusivamente à situação ou à oposição.
Em relação à possibilidade de uma candidatura petista à prefeitura de Patos, Macedo afirma que o sentimento no PT é majoritariamente favorável a lançar um candidato próprio. A busca por uma terceira via, capaz de romper com as estruturas tradicionais, é vista como uma oportunidade para a legenda se destacar na cidade.
View this post on Instagram
SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura de Patos mantém expediente normal nas repartições públicas nesta sexta-feira (25)
Setembro Vermelho Hospital São Francisco promove manhã especial de conscientização sobre a saúde do coração durante o Setembro Vermelho
Futevôlei Patos recebe 13ª edição da CWF, considerada uma das maiores copas de futevôlei do Nordeste
ECONOMIA Feira Natalina 2026: Prefeitura de Patos lança edital para comerciantes e artesãos
SAÚDE NO SERTÃO Hugo Motta anuncia novo tomógrafo de 80 canais e previsão de aparelho de ressonância para o Hospital Regional de Patos
ESPORTE Gestão do José Cavalcanti reúne Nacional e Esporte para alinhar pré-temporada e o clássico no aniversário de Patos
Setor Hoteleiro Setor hoteleiro de Patos debate fortalecimento de atividades em encontro do Sebrae
Hospital do Bem Dr. Silas Negrão se despede dos pacientes após dois anos e meio de atuação no Hospital do Bem, em Patos
ASSISTÊNCIA SOCIAL Nova diretoria do CMDCA de Patos toma posse e reforça compromisso com a proteção de crianças e adolescentes
Mín. 22° Máx. 37°