
O abandono do antigo prédio da Escola Profissional Miguel Satyro, mais conhecida como a antiga Escola Normal, localizada na Rua 5 de Agosto, tem causado grande comoção entre os moradores da cidade. Francisco Geraldo de Medeiros Nóbrega, um residente local, procurou o Patosonline.com para compartilhar um relato emocionado sobre a triste situação do edifício, que outrora foi um símbolo de orgulho e desenvolvimento para a comunidade.
Inaugurada na década de 1960, a Escola Profissional Miguel Satyro desempenhou um papel fundamental na educação de inúmeros profissionais.
"Essa escola formou muitos doutores e era o cartão postal da cidade," declarou Francisco Geraldo, visivelmente emocionado ao descrever a importância histórica do local. A instituição oferecia diversos cursos profissionalizantes, incluindo carpintaria e alfaiataria, e colaborava com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O prédio também abrigou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por cerca de três anos e a 6ª Gerência de Ensino.
Hoje, o cenário é desolador. O prédio, que já foi um ponto de referência e um símbolo de progresso, está abandonado e entregue ao vandalismo.
"Está totalmente abandonada, servindo de local para consumo de drogas e outras atividades ilícitas. Ratos e baratas infestam o lugar," lamentou Francisco, comparando o estado atual da escola a um "cemitério abandonado."
Além do apelo emocional, Francisco destaca a localização privilegiada do prédio, próximo a hospitais, o que aumenta o contraste entre seu potencial e seu estado atual de degradação. "É uma tristeza ver um local com tanta história e importância para nossa cidade se deteriorando desse jeito," afirmou.
Francisco Geraldo de Medeiros Nóbrega faz um apelo urgente aos veículos de imprensa e à comunidade para que explorem e divulguem a história deste edifício emblemático. Ele acredita que uma cobertura jornalística poderia sensibilizar as autoridades competentes e a sociedade para a necessidade de resgatar e revitalizar este patrimônio.
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°