
Graves denúncias de suposta tortura e abuso de autoridade foram feitas pelo advogado Elton Alves em relação ao tratamento de seu cliente, atualmente detido preventivamente em Patos. As acusações incluem desobediência a ordens judiciais e tratamento desumano,que teriam sido descobertas durante uma fiscalização realizada por um representante das prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo o advogado Elton Alves, houve uma desobediência flagrante à ordem do Desembargador Márcio Murilo, que determinou que o detento fosse mantido em uma sala de estado maior. Contrariando a decisão judicial, ele foi colocado em uma cela comum com outros presos condenados, incluindo um homicida e um detento com graves transtornos mentais.
O advogado denuncia também que seu cliente foi mantido em condições insalubres, sem ventilação, iluminação ou higiene adequadas, sendo obrigado a urinar em garrafas devido à falta de acesso a um banheiro. A cela, que não teria condições mínimas de dignidade, expôs o detento a riscos físicos e psicológicos, caracterizando tratamento cruel e degradante, segundo Elton.
Outro ponto citado por ele foi a violação ao artigo 5, IV, do Pacto de San José da Costa Rica, onde seu cliente foi mantido junto a presos condenados, comprometendo sua segurança e exacerbando seu sofrimento psicológico, especialmente devido à convivência com um detento mentalmente instável.
O advogado Elton citou ainda ter havido omissão e abuso de autoridade diante de ordens judiciais que teriam sido ignoradas e providências que não foram tomadas para melhorar as condições de detenção, demonstrando uma conduta intencional e abusiva no exercício de suas funções.
Diante desses fatos, o advogado responsável pela fiscalização protocolou denúncias nos seguintes órgãos:
Além disso, o advogado diligenciou através de outros colegas advogados em vários batalhões, incluindo os Bombeiros de Patos, Itaporanga e Pombal, e lá verificaram que existem condições adequadas para receber o advogado, este o continua em situação desumana.
De acordo com Elton, um aspecto particularmente alarmante das condições denunciadas é a presença de um fio de alta tensão exposto na cela onde o advogado está detido, representando um perigo iminente de eletrocussão.
As denúncias estão sendo tratadas com seriedade, e as autoridades competentes foram notificadas para garantir a reparação dos direitos violados e a responsabilização dos envolvidos.
O espaço está aberto caso alguma parte envolvida queira se posicionar.
Fonte: Diamante Online
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°