Sexta, 20 de Setembro de 2024
Onco Patos
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Locais Reclamação

Jovem internada há quase 3 meses na Maternidade de Patos relata angústia com demora para parto; direção explica o caso e diz que paciente precisará ser transferida

Ela deu entrada na unidade após apresentar queda no volume do líquido amniótico e deveria ficar internada até que completassem 34 semanas de gestação para que fosse realizado o parto.

08/06/2024 às 12h00 Atualizada em 08/06/2024 às 17h11
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na manhã de ontem, sexta-feira (07), a redação do Patosonline.com foi procurada por familiares de uma jovem de 26 anos, que está internada na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, relatando a angústia acerca da demora para realização do parto.

Continua após a publicidade

Conforme informado à nossa equipe, no próximo dia 20 completará três meses de internamento da jovem na Maternidade. Ela deu entrada na unidade após apresentar queda no volume do líquido amniótico e deveria ficar internada até que completassem 34 semanas de gestação para que fosse realizado o parto.

Todavia, a mãe alega que, em decorrência do tempo de espera para o procedimento, novos problemas médicos teriam surgido no feto, como líquido na cabeça e pulmão, inviabilizando o parto com 34 semanas, sendo necessária a transferência para outra unidade no Estado.

Continua após a publicidade
Dr Romulo

"Eu vim para cá com um caso simples, estava só sem líquido, ficaram me mantendo dois meses só no soro, esperando completar 34 semanas para poder tirar o bebê. Demorou tanto que agora está aparecendo problema no bebê e não querem mais fazer o parto, mas me transferir. Toda ultrassonografia que eu fazia mostrava que o bebê estava bem, saudável, agora já apareceu líquido na cabeça, no pulmão, problema no coração", disse a mãe.

O que diz a direção?

Sobre o assunto, o Patosonline.com conversou com Séfora Cândida, diretora geral da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que explicou o caso da paciente. 

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Conforme a diretora, inicialmente, a equipe médica seguiu a conduta de inibição do trabalho de parto e após completar 34 semanas, uma nova ultrassonografia revelou alterações no bebê, inviabilizando a interrupção da gestação. Por esse motivo, foi solicitada à Central de Regulação do Estado a transferência da paciente para uma unidade com suporte mais específico.

Ela destacou que a jovem vem sendo acompanhada diariamente pelas médicas e equipe multiprofissional.

"A paciente está com 34 semanas e está internada porque a equipe seguiu com a conduta de inibição do trabalho de parto. Como ela completou as 34 semanas, a equipe solicitou nova USG (ultrassonografia) para ver o bebê e definir a interrupção da gestação, porém, a USG feita revelou alterações no bebê e, por este motivo, a equipe está tentando transferir a paciente, porque o bebê precisará de suporte mais específico. Todos os dias as médicas fazem a visita e evolução da paciente, e a mesma está sendo assistida também pela equipe multiprofissional. Nós encaminhamos a solicitação para a central de regulação do Estado e a central de regulação é quem procura a vaga nos hospitais com suporte", explicou Séfora.

 

Por Patos Online

Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sáb 36°C 20°C
Dom 36°C 21°C
Seg 35°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras