Terça, 18 de Junho de 2024
Onco Patos
UNIFIP
Dra Felianne
Dr. Jeann Santiago
Política São João 2024

Após tumulto e invasão no Parque do Povo, Prefeitura de Campina emite nota e pede reunião com organizadores e MPPB

A cobrança vem após um cenário de caos se desenrolar na noite deste sábado no Parque do Povo, quando milhares de pessoas tentaram forçar a entrada no local após o fechamento dos portões devido à superlotação.

09/06/2024 às 18h30 Atualizada em 10/06/2024 às 14h57
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) emitiu uma nota oficial neste domingo (09) cobrando ações imediatas dos organizadores d’O Maior São João do Mundo. A cobrança vem após um cenário de caos se desenrolar na noite deste sábado no Parque do Povo, quando milhares de pessoas tentaram forçar a entrada no local após o fechamento dos portões devido à superlotação.

Continua após a publicidade

O tumulto teve início durante o show do cantor Natan, atração principal da noite. Com o Parque do Povo atingindo sua capacidade máxima de 70.300 pessoas, os portões foram fechados para garantir a segurança dos presentes. No entanto, o público que ficou de fora tentou entrar à força, resultando em confusão e desordem nas imediações do evento.

Em resposta aos acontecimentos, a PMCG lamentou o ocorrido e destacou a necessidade urgente de melhorias no planejamento e execução das medidas de segurança do evento. A prefeitura solicitou uma reunião de emergência com a empresa organizadora, Arte Produções, que contará também com a presença do Ministério Público da Paraíba. O objetivo é discutir os procedimentos de segurança e avaliar as responsabilidades de todos os envolvidos na organização da festa.

Veja a nota na íntegra:

Sobre o fechamento dos portões e a entrada excedente de pessoas no Parque do Povo, na noite deste sábado, 8, a Prefeitura de Campina Grande lamenta o ocorrido e informa que já solicitou, ao Ministério Público do Estado, uma reunião de emergência para discutir o procedimento de todos os atores de segurança envolvidos na festa.

O tema da segurança é delicado e foi pauta de diversas reuniões, mediadas pelo MPPB, com todos os órgãos, instituições e entidades ligadas direta ou indiretamente ao evento, semanas antes do início da edição d’O Maior São João do Mundo 2024.

A possibilidade de fechamento dos portões, nos casos em que o Parque estivesse próximo de atingir seu limite de capacidade, foi um ponto recorrente de discussões. Com base em estudos técnicos, feitos pelo Corpo de Bombeiros, foi estabelecido o limite de 73.500 pessoas, em toda a área da festa.

Planos de ação conjunta foram estabelecidos para atuação das forças de segurança, em caso de fechamento de portões. A organização da festa precisa cobrar esclarecimentos e definir ajustes nos procedimentos de todos os que têm responsabilidade com o sucesso do evento e no conforto e bem-estar do público.

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 00h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Qua 34°C 19°C
Qui 31°C 20°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras