
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) acatou denúncia do vereador Josmá Oliveira (MDB) e emitiu um alerta à Prefeitura Municipal de Patos, publicado na edição Nº 3435 do Diário Oficial Eletrônico, devido à não observância do prazo legal para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O processo, identificado sob o número 00364/24, foi conduzido pelo Conselheiro Fernando Rodrigues Catão.
O alerta, codificado como TCE-PB 00416/24, foi direcionado ao gestor da prefeitura, Nabor Wanderley, e ao advogado responsável, Paulo Ítalo. A emissão do alerta baseia-se no artigo 71 da Constituição Federal de 1988 e no §1º do artigo 59 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
O objetivo do alerta é prevenir fatos que possam comprometer a gestão orçamentária, financeira e patrimonial do município. O TCE-PB destaca a importância da observância dos prazos legais para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, enfatizando que o descumprimento deste prazo poderá ser registrado na Prestação de Contas Anual (PCA) de 2023, influenciando o julgamento das contas do município.
A não elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico dentro do prazo estabelecido pode acarretar consequências significativas para a administração municipal, incluindo possíveis sanções e repercussões negativas no julgamento das contas do município. O TCE-PB recomenda que, uma vez aprovado e publicado, o plano seja encaminhado ao banco de legislação do Tribunal, na categoria de Planos Estratégicos e/ou Operativos de Políticas Públicas.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Patos, mas até o fechamento desta matéria não havíamos obtido nenhum posicionamento a respeito do caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Confira abaixo o documento na íntegra:
Clique aqui para ver o documento "proc_00364_24_certidao_alerta.pdf"
Por Patos Online
Com assessoria
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 37°