Após anos de operações bem-sucedidas de logística reversa nos maiores carnavais do Brasil, a SOLOS e a Ambev, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos, trouxeram sua estrutura e metodologia comprovada para o São João da Gente 2024. Esta é a primeira vez que essa iniciativa ocorre durante o São João, e o evento de Patos foi escolhido para estrear essa parceria.
Durante os cinco dias de operação no São João da Gente, a expectativa de 2 toneladas de resíduos recicláveis foi quase triplicada, resultando em um total de 5,9 toneladas e gerando mais de R$ 96 mil em renda para os catadores. Este sucesso é um reflexo da eficiência e comprometimento de todos os envolvidos.
Para promover inclusão social e produtiva, catadores das cooperativas de Patos, ASCAP e Recicla, parceiros do projeto, tiveram acesso a diversos benefícios:
- Pagamento por serviço prestado;
- Bonificação por metas alcançadas;
- Trilha de aprendizagem sobre finanças pessoais, assistência social e função técnica para eventos;
- Centrais de Reciclagem, com infraestrutura setorizada para proporcionar um ambiente seguro e de qualidade;
- EPIs e Fardamentos, destacando a profissionalização da categoria.
Esta iniciativa faz parte do programa BORA HUB AMBEV, que tem como pilares a formação, dignidade e aumento de remuneração dos catadores de recicláveis. Com essa ação, os festejos juninos se tornaram mais responsáveis, incentivando o consumo consciente e a reciclagem.
A SOLOS foi fundada há cinco anos pelas amigas Saville Alves e Gabriela Tiemy, que, motivadas por um olhar atento às questões ambientais e novos hábitos, como o vegetarianismo, decidiram criar a startup baiana para promover a economia circular e o descarte correto de resíduos recicláveis.
A história da SOLOS começou em 2017 com um projeto no programa de pré-aceleração Triggers, promovido pela fintech Trigg. O projeto ficou entre os cinco finalistas, sendo o único de uma startup do Nordeste. Desde então, a SOLOS se estabeleceu em Salvador e já retirou 800 toneladas de resíduos em ações na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, gerando R$ 2 milhões em renda para catadores de materiais recicláveis.
Com essa primeira participação no São João da Gente, a SOLOS, junto com a Ambev e a Prefeitura de Patos, mostrou que é possível celebrar com responsabilidade, trazendo benefícios sociais e ambientais significativos.
A iniciativa no São João da Gente é um exemplo de como a parceria entre empresas, governos e cooperativas de catadores pode transformar grandes eventos em oportunidades de inclusão social e sustentabilidade.
Marília Mangueira - Liderança da Solos
Por Secom - Prefeitura de Patos
Mín. 23° Máx. 36°