
O atual governador da Paraíba, João Azevêdo, não receberá aposentadoria como ex-governador ao término de seu mandato. A informação foi divulgada pelo procurador geral do Estado, Fábio Andrade, durante o programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira (1), ao discutir a retomada do pagamento de pensões para viúvas de ex-governadores e para os próprios ex-governadores.
Segundo Fábio Andrade, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) conseguiu suspender o pagamento dessas pensões com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a lei que previa o benefício. “O pagamento foi suspenso por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a inconstitucionalidade da lei que determinava o pagamento, e o Estado cumpriu a decisão, suspendendo o pagamento”, explicou o procurador.
Apesar da inconstitucionalidade da lei, aqueles que já estavam recebendo as pensões continuarão a recebê-las. “Em razão da nova decisão, foi determinado o pagamento imediato e do retroativo na Paraíba. Nós, da PGE, retomamos o pagamento, mas fizemos um recurso ao ministro Luiz Fux. Dissemos, no recurso, que não há que se falar em retroativo porque a suspensão foi do próprio STF. Fux mandou cancelar o retroativo”, destacou Andrade.
Com a retomada dos pagamentos, todos os ex-governadores anteriores a João Azevêdo voltarão a receber as pensões. Entre os beneficiados estão Ricardo Coutinho, Roberto Paulino, Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena. As viúvas de Ronaldo Cunha Lima, José Maranhão, Tarcísio Burity e Antônio Mariz também têm direito ao benefício. Já o governador João Azevêdo, conforme as novas regras, não terá direito à aposentadoria como ex-governador.
O valor médio mensal das pensões pagas aos ex-governadores e às viúvas é de aproximadamente R$ 33 mil. A decisão de manter os pagamentos, exceto para futuros ex-governadores, busca cumprir a legislação vigente enquanto respeita as determinações do STF.
Por Patos Online
Com ClickPB
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel consolida Olívia Motta como pré-candidata a deputada estadual no Conde em 2026
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel, prefeita de Conde, fortalece projeto de Nabor Wanderley ao Senado no Litoral Sul
Aprovação Valorização do Servidor: Câmara de Teixeira aprova Projetos encaminhados pela Gestão
Desconto Bolsa Auxílio oferece mais de 50% de desconto para novos alunos Tecnólogos em Radiologia no Unifip
Concurso público MPPB firma TAC com Município de Ibiara para a realização de concurso público
Suspensão Presidente do TJPB suspende decisão que afastava Mesa Diretora da Câmara de Patos; Tide Eduardo segue na presidência Mín. 21° Máx. 37°