Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Política Sem mandato

Prefeito paraibano tem mandato extinto pela Câmara Municipal; defesa pede anulação no TJPB

A inelegibilidade do prefeito de Dona Inês, decorrente de um processo de 2016, levou o presidente da Câmara Municipal a determinar a extinção do mandato.

03/07/2024 às 11h25 Atualizada em 03/07/2024 às 16h41
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com PB Agora e MaisPB
Compartilhe:
Prefeito de Dona Inês, Antônio Justino (Foto: reprodução)
Prefeito de Dona Inês, Antônio Justino (Foto: reprodução)

Nesta quarta-feira, 3 de julho, o prefeito de Dona Inês, no Agreste da Paraíba, Antônio Justino de Araújo Neto, teve seu mandato extinto pela Câmara Municipal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e divulgada inicialmente no Programa Paraíba Verdade da Arapuan FM.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A inelegibilidade do prefeito, decorrente de um processo de 2016, levou o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Rodrigues da Silva, a determinar a extinção do mandato. Com isso, o vice-prefeito, Demétrio Ferreira da Silva, foi acionado para assumir o cargo.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Os advogados de defesa do prefeito, Jovelino Delgado e Mannolys Passerati, protocolaram uma ação anulatória no Tribunal de Justiça do Estado, na comarca de Belém. A defesa argumenta que a cassação está repleta de vícios, como a arbitrariedade e a ausência do devido processo legal.

“Estamos confiantes que iremos conseguir uma liminar para anular essa decisão. O direito do prefeito Antônio Justino é claro e essa cassação demonstra um ato de pura politicagem. É inadmissível que um prefeito com mais de 70% de aprovação seja retirado do cargo de maneira tão injusta e arbitrária”, declarou o advogado Jovelino Delgado.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

ENTENDA O CASO

A extinção do mandato do prefeito Antônio Justino de Araújo Neto foi baseada no processo eleitoral 0000156-61.2016.6.15.0014. No julgamento, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raul Araújo Filho, votou pela cassação do mandato devido a condutas ilegais durante as Eleições Municipais de 2016.

O prefeito foi condenado por crimes eleitorais, incluindo a prática de conduta vedada e abuso de poder político com viés econômico, como distribuição de bens e valores. As penalidades incluíram a cassação dos diplomas dos candidatos beneficiados, uma multa de R$ 60.000, e a inelegibilidade do prefeito e de uma secretária municipal por oito anos.

Patos Online
Com PB Agora e MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras