Quarta, 23 de Abril de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Policial Investigação

Fábrica clandestina de linguiças na PB usava corantes e temperos para mascarar mau cheiro, diz fiscal

Caminhão de lixo da coleta municipal de Bayeux foi acionado nesta sexta-feira (30) para descartar a carne estragada encontrada na fábrica.

30/08/2024 às 19h00 Atualizada em 31/08/2024 às 00h35
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 RN
Compartilhe:
Foto: Alisson Correia/TV Cabo Branco
Foto: Alisson Correia/TV Cabo Branco

Um dia depois do fechamento de uma fábrica clandestina de linguiças no município de Bayeux, na Grande João Pessoa, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária da Paraíba realizou nesta sexta-feira (30) uma fiscalização no local e constatou que os responsáveis usavam corantes, temperos e outros aditivos para mascarar o mau cheiro da carne estragada que era utilizada no processo.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

As informações foram confirmadas por Lúcia Pimentel, fiscal agropecuária que acompanhou os trabalhos na fábrica. Ela se disse impressionada com o que viu e destacou que o consumo daquele tipo de carne pode provocar graves problemas nas pessoas.

“Houve a constatação das maiores irregularidades que se pode haver na fabricação de alimentos”, resumiu.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Lúcia Pimentel explicou que localizou muita sujeira e muito descaso com a saúde pública. E embora não se possa dizer com precisão a origem da carne, ela apresentou a sua opinião sobre qual seria a possibilidade mais provável. “O produto não tem origem definida, mas eu acredito que sejam restos de abatedouros clandestinos”.

Para além disso, os produtos eram todos mal acondicionados. E tudo era processado em equipamentos sem higienização. “Muitos dos produtos estavam acondicionados em recipientes de amianto, o que é proibido”, prosseguiu.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Sobre os temperos e os corantes, ela indica que o uso serve para enganar os consumidores. Já que têm o potencial de mascarar o cheiro e a aparência da carne. E, diante disso, ela alerta: “O consumidor pode ficar com as saúde prejudicada. Deve destruir imediatamente a linguiça que tenha sido comprada no local”.

De acordo com as investigações iniciais, o estabelecimento já funcionava há cerca de cinco anos e chegava a comercializar uma média de 800 kg de linguiça por dia. Além disso, dois funcionários do frigorífico estavam em situação irregular, convivendo no local próximo a fezes humanas expostas. De acordo com a perícia, os homens não tinham banheiro e trabalhavam das 7h às 22h sem equipamento de proteção individual e se alimentavam das carnes do local.

Um caminhão de lixo da coleta municipal de Bayeux foi acionado nesta sexta-feira (30) para descartar a carne estragada encontrada na fábrica.

Fonte: g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 36°C 22°C
Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras