
Na última quarta-feira, 11 de setembro de 2024, a Justiça Eleitoral da 65ª Zona Eleitoral, com sede em Patos, deferiu liminar suspendendo a divulgação de uma pesquisa eleitoral no município de Cacimba de Areia, no Sertão da Paraíba. A decisão foi tomada após a impugnação apresentada pelo partido Podemos, que apontou irregularidades na pesquisa conduzida pelo Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade.
De acordo com a representação, a pesquisa registrada sob o número PB-01043/2024 apresentava erros metodológicos e questionários que desviavam do objetivo original de aferir as intenções de voto para a prefeitura local. Entre as falhas apontadas, estava a inclusão de uma avaliação da atual gestão municipal, mesmo que o atual chefe do Executivo de Cacimba de Areia, não seja candidato à reeleição.
Segundo o partido impugnante, a pesquisa também replicava dados idênticos de diversas localidades rurais do município, como Sítio Emas, Vila do Crespo e outras, configurando uma possível fraude nos dados coletados. Além disso, a representação alega que a pesquisa não foi divulgada no prazo estipulado pela legislação eleitoral.
A juíza eleitoral Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda considerou que a pesquisa, nos moldes apresentados, infringia os artigos 1º e 2º da Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regulamenta a divulgação de pesquisas eleitorais. Diante disso, a magistrada decidiu suspender sua divulgação em todos os meios de comunicação, inclusive redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp, sob pena de multa de R$ 5.000,00 por descumprimento e R$ 1.000,00 por dia de atraso na retirada do material, caso já tenha sido divulgado.
A decisão ainda concedeu um prazo de dois dias para que o responsável pela pesquisa apresente sua defesa. Após esse período, o Ministério Público Eleitoral será chamado a se manifestar sobre o caso.
Sobre o caso, o Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade emitiu a seguinte nota:
A Empresa FALCÃO PESQUISAS E PUBLICIDADE tomou conhecimento às 10h30min, acerca da decisão proferida nos autos do processo n. 0600288-32.2024.6.15.0065. Ao tempo em que informamos que demos cumprimento a decisão judicial, comunicamos que será apresentado recurso, conquanto a decisão não aponta qualquer irregularidade da pesquisa realizada.
Reiteramos a lisura do instituto Falcão Pesquisas e Publicidade, com larga experiencia na divulgação de pesquisas no Nordeste sem qualquer fato desabonador, bem como o compromisso com a democracia e a legislação eleitoral.
Confira a decisão na íntegra abaixo:
Clique aqui para ver o documento "0600288-32.2024.6.15.0065.pdf"
Por Patos Online
Valorização Prefeitura de Cacimba de Areia entrega o ginásio de Esportes O Rapazinho renovado e modernizado
Outubro Rosa Outubro Rosa: Ações, palestras, alertas e cuidados no mês de atenção especial com a saúde da mulher
Festa da Criança Vereador Major Fernando promove mais uma edição do Dia das Crianças em Cacimba de Areia
Ação Improcedente Justiça Eleitoral rejeita ação que pedia cassação de prefeito e vice eleitos em Cacimba de Areia
Aprovação Aval: 87% da População aprova a gestão do prefeito Heitor Campos
Calçadão da Arte Cacimba de Areia marca presença no lançamento do projeto Calçadão da Arte em São José do Bonfim-PB Mín. 21° Máx. 35°