Um termômetro localizado na Praça Fernando Soares, no bairro Liberdade, em Patos, marcou 44°C neste final de semana, conforme registro compartilhado nas redes sociais. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o termômetro em questão não reflete a temperatura oficial, mas evidencia a tendência de altas temperaturas na região nos próximos meses.
Marle Bandeira esclareceu que os termômetros de rua, como o de Patos, não são ideais para aferir a temperatura real, pois seus sensores ficam diretamente expostos ao sol. "Esses termômetros não são oficiais. Em Patos, ontem, a temperatura máxima registrada foi de 38,5°C. O sensor desse termômetro de rua fica diretamente exposto ao sol, o que pode distorcer o resultado," explicou a meteorologista.
De acordo com Marle, as previsões para os meses de novembro a janeiro apontam para temperaturas acima das médias históricas na Paraíba. No Sertão e Alto Sertão, as máximas podem chegar a 38°C, enquanto Cariri e Curimataú devem registrar até 35°C. No Brejo e Litoral, as máximas previstas são de 30°C e 33°C, respectivamente. “É possível que em alguns dias essas médias sejam ultrapassadas”, acrescentou Marle.
Sobre as chuvas, a meteorologista indicou que as chances de precipitações na Paraíba são pequenas, com eventos isolados e ocasionais previstos para o Sertão, Alto Sertão e Litoral.
A alta nas temperaturas e a previsão de poucas chuvas reforça a necessidade dos cuidados com hidratação e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Mín. 23° Máx. 30°