Após a suspensão da Operação Carro-Pipa em municípios da Paraíba, pelo Governo Federal — sendo a grande maioria no Sertão do Estado — comunidades rurais da Região Metropolitana de Patos continuam sem abastecimento há quase quatro meses, mesmo após o recadastramento e envio da documentação solicitada para a reativação do programa.
Conforme informações repassadas ao Patosonline.com, em Quixaba, o recadastramento das cisternas foi realizado pelo Exército, responsável pela execução da Operação Carro-Pipa, há cerca de 40 dias. No entanto, até o momento, o abastecimento não foi retomado.
O coordenador da Defesa Civil do município, Leandro Figueiredo, solicitou, no último dia 4 de novembro, um parecer sobre o início do abastecimento em Quixaba, mas o 1º Grupamento de Engenharia informou que ainda aguarda liberação por parte do Governo Federal.
A situação afeta não só Quixaba, mas também outros municípios, como São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, São José de Espinharas e Mãe D'Água, que estão com o fornecimento de água suspenso pela Operação Carro-Pipa há quase quatro meses.
O que chama a atenção da população e dos pipeiros é o silêncio em torno desse assunto. As autoridades políticas nas esferas estadual e federal, e parte da imprensa, parecem fechar os olhos para a situação dos homens e mulheres do campo que estão, neste momento, carentes do fornecimento de água.
O Patosonline.com continuará cobrando e abordando esse tema até que as autoridades se sensibilizem e retomem a Operação Carro-Pipa, para não deixar o povo sertanejo passando sede.
Por Patos Online
Mín. 22° Máx. 37°