
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela organização do concurso da Fundação PB Saúde, confirmou nesta terça-feira (10), que as provas do certame ocorrerão nos dias 14 e 15 de dezembro, apesar de decisão judicial que determina a realização de todas as provas em um único dia, 15 de dezembro. A decisão judicial acatou uma ação popular que questionou a alteração no cronograma inicial.
A mudança de datas foi anunciada no final de novembro, segundo o Idecan, devido à indisponibilidade de locais de aplicação causada pela coincidência com o concurso dos Correios, previsto para o dia 15. A divisão logística prevê a aplicação das provas para cargos de enfermagem no sábado (14) e as demais no domingo (15).
O Idecan afirmou que tomou as medidas jurídicas necessárias para garantir a realização das provas nos dois dias, justificando a alteração como indispensável para atender à demanda de mais de 32 mil candidatos inscritos e evitar prejuízos operacionais. Confira abaixo a nota emitida pelo Idecan e enviada ao Patosonline.com:
"O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) informa que está buscando os meios jurídicos para manter a prova no próximo sábado, 14, e domingo, 15. Apesar de mais onerosa para o instituto, a execução em dois dias é a maneira mais correta e segura de aplicação das provas.
A banca não consegue alocar todos os candidatos apenas no dia 15 de dezembro. Ao procurar por escolas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, o Idecan não encontrou espaço devido à realização do concurso dos Correios em todo o Brasil."
Na segunda-feira (9), a juíza Ivanoska Maria Esperia da Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital, determinou que as provas de todos os cargos fossem realizadas no domingo, 15 de dezembro. A magistrada acolheu os argumentos de um candidato, que alegou que a inclusão de sábado no cronograma desrespeita a Lei nº 8.617/2008, que assegura a participação de sabatistas, além de criar dificuldades para candidatos que já haviam programado suas viagens.
A decisão da juíza destacou que a mudança pode gerar prejuízos a direitos fundamentais, como a liberdade religiosa e a isonomia no certame.
Em contato com a imprensa, o superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, explicou que o Idecan está buscando, junto ao corpo jurídico, assegurar a realização das provas no dia 14. Segundo ele, caso a Justiça não permita a manutenção dessa data, uma nova previsão será feita para o sábado, enquanto a prova do dia 15 está garantida.
“Essa alteração da data para o referido dia decorreu da indisponibilidade de estrutura em virtude da realização do concurso dos Correios, previsto para o dia 15. Então, com o grande número de inscritos da PB Saúde, mas também com o grande número de inscritos para o concurso dos Correios, fica inviável a realização desse concurso em apenas uma data. A gente segue acompanhando as tratativas do Idecan e aguarda o desfecho, para que a gente possa garantir a prova no dia 14 ou o adiamento dessa prova do dia 14. Nas próximas horas, a PB Saúde e o Idecan estarão se pronunciando a respeito das decisões judiciais", comentou Jhony.
O edital da Fundação PB Saúde prevê 1.410 vagas imediatas e 3.115 para cadastro de reserva em cargos de níveis médio, técnico e superior. Com a indefinição, os candidatos enfrentam incertezas quanto à logística de viagem e participação, especialmente os que precisam se deslocar de outras cidades ou estados. As provas serão aplicadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Embora o cronograma do Idecan preveja a realização das provas em dois dias, a decisão judicial ainda pode alterar novamente as datas. Candidatos devem acompanhar as atualizações oficiais e garantir o cumprimento de todas as exigências do edital para não perderem a oportunidade de participação no concurso.
*Matéria atualizada às 14h37
Por Patos Online
Conscientização Prefeitura de Teixeira espalha coletores pela cidade e reforça a conscientização sobre o descarte correto do lixo
URGENTE Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha, em Brasília
Eleições em dobro Walber Virgolino diz que mantém diálogo com Efraim Filho e Sérgio Queiroz sobre a eleição suplementar de Cabedelo
Veto Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de cerca de R$ 50 milhões em recursos para a Saúde da Paraíba
Parecer MPE-PB aponta ausência de provas e defende a manutenção dos mandatos de prefeito e vice em Areia de Baraúnas
Reconhecimento Francisca Motta aponta avanços e celebra momento histórico da educação na Paraíba
Investimentos Princesa Isabel vai receber primeira unidade de Oncologia da Serra do Teixeira com investimento de R$ 8 milhões
Novo ministro Lula confirma Wellington César Lima como ministro da Justiça
Operação Calvário PGR recorre ao STF contra decisão de Gilmar Mendes que trancou ação da Operação Calvário contra Ricardo Coutinho Mín. 22° Máx. 35°