Mototaxistas de Patos-PB têm manifestado preocupação e insatisfação com a concorrência que consideram desleal de motoqueiros que utilizam aplicativos para transportar passageiros. A categoria alega que esses serviços operam sem regulamentação e sem atender aos requisitos exigidos pela legislação, prejudicando os profissionais regularizados.
De acordo com representantes da categoria, os mototaxistas precisam cumprir uma série de obrigações para operar legalmente, incluindo:
Por outro lado, eles afirmam que os motoqueiros que trabalham por aplicativos não seguem essas regras, não têm fiscalização e, em alguns casos, chegam a formar pontos de atendimento pela cidade, competindo diretamente com os mototaxistas regulamentados.
Os mototaxistas destacam a Lei Federal nº 12.009/2009, que regulamenta o transporte de passageiros por motociclistas. Segundo eles, essa legislação exige que os profissionais estejam devidamente cadastrados e regularizados junto aos órgãos competentes, enquanto o transporte por aplicativos para motos ainda carece de regulamentação específica.
“A concorrência desleal está prejudicando nossa categoria. Nós cumprimos todas as exigências, mas vemos o pessoal dos aplicativos operando sem regras e sem fiscalização. Isso não é justo”, disse um mototaxista, que pediu para não ser identificado.
Os mototaxistas solicitam que a Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) intensifique a fiscalização para coibir o transporte irregular por aplicativos.
Eles alegam que pontos clandestinos estão sendo formados em locais estratégicos da cidade e a principal reclamação dos mototaxistas é a falta de isonomia entre os serviços. Enquanto os mototaxistas enfrentam custos com regularização e manutenção de documentos, os motoqueiros de aplicativos atuam sem essas obrigações.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, mas até o fechamento desta matéria não havíamos obtido retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Por Patos Online
Mín. 24° Máx. 37°