
Mototaxistas de Patos-PB têm manifestado preocupação e insatisfação com a concorrência que consideram desleal de motoqueiros que utilizam aplicativos para transportar passageiros. A categoria alega que esses serviços operam sem regulamentação e sem atender aos requisitos exigidos pela legislação, prejudicando os profissionais regularizados.
De acordo com representantes da categoria, os mototaxistas precisam cumprir uma série de obrigações para operar legalmente, incluindo:
Por outro lado, eles afirmam que os motoqueiros que trabalham por aplicativos não seguem essas regras, não têm fiscalização e, em alguns casos, chegam a formar pontos de atendimento pela cidade, competindo diretamente com os mototaxistas regulamentados.
Os mototaxistas destacam a Lei Federal nº 12.009/2009, que regulamenta o transporte de passageiros por motociclistas. Segundo eles, essa legislação exige que os profissionais estejam devidamente cadastrados e regularizados junto aos órgãos competentes, enquanto o transporte por aplicativos para motos ainda carece de regulamentação específica.
“A concorrência desleal está prejudicando nossa categoria. Nós cumprimos todas as exigências, mas vemos o pessoal dos aplicativos operando sem regras e sem fiscalização. Isso não é justo”, disse um mototaxista, que pediu para não ser identificado.
Os mototaxistas solicitam que a Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) intensifique a fiscalização para coibir o transporte irregular por aplicativos.
Eles alegam que pontos clandestinos estão sendo formados em locais estratégicos da cidade e a principal reclamação dos mototaxistas é a falta de isonomia entre os serviços. Enquanto os mototaxistas enfrentam custos com regularização e manutenção de documentos, os motoqueiros de aplicativos atuam sem essas obrigações.
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, mas até o fechamento desta matéria não havíamos obtido retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Por Patos Online
Reinauguração Centro de Cultura Amaury de Carvalho volta a abrir as portas com presença de ativistas culturais
Adoção responsável Projeto Amparar Animal promove feirinha de adoção neste sábado na Alça Sudeste, em Patos
Fora de realidade Meteorologista comenta sobre termômetros instalados em ruas de Patos e afirma que equipamentos apresentam temperaturas fora da realidade
Tributação Proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada no Senado
Vazamento Vazamento em caixa d’água da Cagepa causa preocupação entre moradores do Luar de Angelita e do Carmem Leda; Cagepa diz que reparo já foi realizado
Censo 2022 Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns em Patos, segundo levantamento do IBGE
Zona Azul STTRANS anuncia aplicativo da Zona Azul e início da operação para 1º de dezembro em Patos
LUTO! Patos se despede da empresária Jaira Barros Dantas; velório ocorre no Jardim da Paz, e o sepultamento será nesta quinta (6)
Casa da Cidadania Cidadão reclama de demora na entrega de documento na Casa da Cidadania em Patos; diretora do órgão explica situação Mín. 22° Máx. 37°