Alany Ferreira, moradora da Rua Santana, no bairro Santo Antônio, em Patos-PB, procurou a redação do Patos Online para reclamar de uma situação que tem gerado transtornos e prejudicado sua rotina. Segundo ela, veículos estacionados em frente à sua casa, bloqueando a rampa de acesso, impedem a entrada e saída de sua moto, causando problemas tanto para ela quanto para sua família.
De acordo com Alany, os carros pertencem a frequentadores de uma igreja localizada na mesma rua. “Chego em casa e não consigo colocar minha moto dentro de casa porque tem um carro estacionado em cima da rampa, tomando a frente da minha casa e impedindo de entrar com meu transporte”, desabafou.
A moradora relatou ainda que a situação já causou prejuízos práticos, como o fato de sua filha perder aula porque a moto ficou bloqueada.
Alany afirmou que já entrou em contato com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTrans), mas foi informada de que não haveria base para sua reclamação porque sua residência não possui garagem formalizada.
A moradora reforça que busca uma solução pacífica e que respeite os direitos de todos.
Em resposta ao caso, o representante do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Antônio Coelho, enviou o seguinte posicionamento:
As orientações é de regularizar o acesso físico do rebaixamento da guia da calçada rebaixada até o local da entrada ou saída do veículo.
O Código de Trânsito Brasileiro - CTB não especifica termologia garagem, mas a guia de calçada rebaixada destinada a entrada e saída de veículos que pode ser qualquer veículo, inclusive, motocicleta.
O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, estabelece que as extremidades da guia rebaixada deve ser proporcional ao veículo, então se o veículo é uma motocicleta as extremidades da guia rebaixada é válida também as motocicletas
Por Patos Online
Mín. 24° Máx. 34°