Sexta, 07 de Novembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Política MAIS CPI

Após novo rombo, Senado tem 28 assinaturas para criação da CPI dos Correios na gestão Lula

A estatal, sob comando do advogado Fabiano Silva dos Santos, registrou um déficit de R$ 3,2 bilhões em 2024, o maior de sua história

08/02/2025 às 22h00 Atualizada em 09/02/2025 às 12h19
Por: Marcos Oliveira Fonte: O Antagonista
Compartilhe:
Foto - Agência Brasil
Foto - Agência Brasil

A oposição no Senado e na Câmara dos Deputados articula a criação de CPIs para investigar a crise financeira e suspeitas de má gestão nos Correios. O senador Márcio Bittar (União Brasil-AC) já coletou as 28 assinaturas necessárias para instalar a CPI no Senado, enquanto, na Câmara, a oposição tenta reunir 171 assinaturas para viabilizar a investigação.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A CPI do Senado pretende focar em quatro pontos: irregularidades na gestão financeira e administrativa, impactos operacionais nos serviços prestados, interferências políticas na estatal e problemas no fundo previdenciário dos Correios. 

A estatal, atualmente sob comando do advogado Fabiano Silva dos Santos, registrou um déficit de R$ 3,2 bilhões em 2024, o maior de sua história.

Assinaram o pedido os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos Rogério (PL-RO), Chico Rodrigues (PSB-RR), Jaime Bagattoli (PL-RO), Ciro Nogueira (PP-PI), Cleitinho (Republicanos-MG), Plínio Valério (PSDB-AM), Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF), Jorge Seif (PL-SC), Dr. Hiran (PP-RR), Eduardo Gomes (PL-TO), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Lucas Barreto (PSD-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Wilder Morais (PL-GO), Tereza Cristina (PP-MS), Carlos Portinho (PL-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Styvenson Valentim (PSDB-RN), Wellington Fagundes (PL-MT), Izalci Lucas (PL-DF) e Soraya Thronicke (União Brasil-MS).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na Câmara, o pedido de CPI foi protocolado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que argumenta ser essencial apurar as causas do rombo financeiro, além de investigar possíveis desvios de recursos e fraudes contratuais. 

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) também acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar uma possível responsabilidade do presidente Lula na crise, sugerindo que o governo pode ter sido omisso na supervisão da estatal.

Outro parlamentar, Carlos Jordy (PL-RJ), apresentou um requerimento de informação ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cobrando transparência na gestão dos Correios. 

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

A crise se agravou com atrasos no pagamento de funcionários, especialmente em São Paulo, levando o sindicato da categoria a exigir explicações da direção da empresa.

A oposição sustenta que os Correios têm sido mal administrados e que a estatal, protegida por monopólio, não deveria apresentar prejuízos dessa magnitude.

Fonte - O Antagonista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 22°C
Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras