O Hemonúcleo de Patos registrou 721 doações de sangue no mês de janeiro, um aumento de 43,91% em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi confirmada por Vânia Batista, assistente social do órgão, ao jornalista Marcos Oliveira, da Rádio Espinharas FM.
Segundo Vânia, o aumento nas doações ocorreu em resposta aos apelos feitos no mês anterior, colocando Patos em destaque na hemorrede estadual, que é composta pelo Hemocentro da Paraíba e por diversos hemonúcleos em todo o estado.
“Nós agradecemos por esse marco histórico no mês de janeiro, visto que é um período de férias. A população atendeu ao nosso chamado no início do ano, quando começamos a nos preocupar com as ações para os meses seguintes”, disse Vânia Batista.
Ela também ressaltou a necessidade de manter as doações em fevereiro, que até o momento registra menos de 150 doações. A preocupação se intensifica devido à proximidade do carnaval, período que demanda um maior número de atendimentos na rede hospitalar e, consequentemente, um aumento no consumo de bolsas de sangue.
As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado na Rua 5 de Agosto, no bairro Belo Horizonte, ao lado do Hospital do Bem. O sangue coletado é utilizado para suprir as necessidades da rede hospitalar em Patos e em diversas regiões do estado.
Entre as unidades de saúde assistidas destacam-se o Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, o Hospital São Francisco, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, e o Hospital de Princesa Isabel.
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo no horário das 7h às 13h, ter no mínimo 18 anos, apresentar um documento original com foto, estar bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas horas.
Adolescentes a partir de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde exigidos e apresentem uma autorização formal assinada pelos pais ou responsáveis.
Mín. 23° Máx. 36°