Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
Banner Meu Bom Atacado
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Policial Cobranças

Policiais realizam novo protesto em João Pessoa por reajuste salarial

Essa é a quarta manifestação da categoria em 2025, motivada pela busca por melhores condições salariais e valorização profissional.

21/02/2025 às 23h04
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Compartilhe:
Foto: Pedro Hugo/TV Cabo Branco
Foto: Pedro Hugo/TV Cabo Branco

Na manhã desta sexta-feira (21), policiais civis, militares e penais da Paraíba voltaram a protestar em frente à Granja Santana, residência oficial do governador, em João Pessoa. Essa é a quarta manifestação da categoria em 2025, motivada pela busca por melhores condições salariais e valorização profissional.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com Suana Melo, representante do movimento, a categoria reivindica um reajuste que equipare os salários à média do Nordeste, atualmente em torno de R$ 13 mil para um policial civil investigador em início de carreira. Atualmente, o salário desses profissionais gira em torno de R$ 6 mil.

"Aqui o interesse dos profissionais da segurança é valorização e reconhecimento. Os policiais trabalharam para produzir os melhores resultados, mas infelizmente as propostas que o governo apresentou não fazem com que os policiais cheguem à média do Nordeste", declarou Suana à rádio CBN.

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Reajuste oferecido não foi aceito

Na última proposta apresentada pelo Governo da Paraíba, foi oferecido um reajuste de 10% parcelado, o que foi rejeitado pelos policiais. Segundo Wágner Falcão, presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba, o aumento real seria menor devido à incorporação de uma bolsa de desempenho ao vencimento base, fazendo com que os impostos incidam sobre um valor maior.

“O Governo desvaloriza a polícia quando faz uma proposta que não atende nossas necessidades. Ele apresentou 5% de aumento linear, mas, na prática, não representa ganho real para a categoria. A incorporação da bolsa ao salário faz com que o policial acabe perdendo dinheiro”, afirmou.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Protestos anteriores e impacto no trânsito

Os policiais já haviam realizado três manifestações este ano. Nos dias 8 e 22 de janeiro, os atos aconteceram na Epitácio Pessoa e no Centro Administrativo do Estado, em Jaguaribe. Já na última sexta-feira (14), a categoria também se reuniu na Granja Santana.

No protesto desta sexta, os manifestantes interditaram uma das faixas da Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), onde fica a residência oficial do governador. Durante o ato, realizaram uma assembleia geral unificada e deliberaram os próximos passos do movimento antes de liberar a via.

Posição do Governo

Em nota, o Governo do Estado reafirmou que tem investido na valorização dos profissionais da segurança pública, citando medidas como:

  • Reforço no efetivo, com a contratação de mais de 2.800 novos policiais;
  • Incorporação da bolsa desempenho ao salário;
  • Reajuste linear de 5%.

Apesar disso, a categoria afirma que ainda não houve negociação direta com o governo e que os protestos devem continuar até que as demandas sejam atendidas.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h07 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 38°

Dom 38°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras