Sábado, 19 de Abril de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Chacara Canaa
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Policial Definição

Congresso tem até 30 de junho para redefinir número de deputados federais por estado, em 2026

A mudança com base no resultado do Censo, a Paraíba pode sofrer redução de duas cadeiras em sua bancada na Câmara dos Deputados, caindo de 12 para 10 representantes

25/02/2025 às 21h30 Atualizada em 26/02/2025 às 18h09
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Congresso Nacional tem até o dia 30 de junho para redefinir o número de deputados federais dos 26 estados e do Distrito Federal, com vigência para as eleições de 2026.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A decisão precisa ocorrer porque o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou essa data como prazo para que o Congresso aprove uma nova lei complementar redefinindo a distribuição das vagas, tomando por base o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atualizou o tamanho da população do país e de cada uma das 27 unidades da Federação.

Se validada a mudança com base no resultado do Censo, a Paraíba pode sofrer uma redução de duas cadeiras em sua bancada na Câmara dos Deputados, caindo de 12 para 10 representantes, caso a nova distribuição de assentos determinada pelo STF seja mantida. Essa nova realidade representaria uma perda estimada de cerca de R$ 80 milhões por ano em emendas parlamentares.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Diante desse cenário, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem proposto um acordo com o objetivo de evitar a redução das bancadas estaduais. A proposta prevê o aumento do número total de deputados de 513 para 527, garantindo que nenhum estado perca cadeiras, sem, no entanto, representar aumento de despesas para a Câmara.

A nova divisão, com base no Quociente Populacional Nacional (QPN) — resultado da divisão da população brasileira pelas 513 vagas existentes no Congresso — e no Quociente Populacional Estadual (QPE) — obtido a partir da divisão da população de cada estado pelo Quociente Nacional — resultaria na perda de vagas para outros seis estados, como o Rio de Janeiro (-4), Rio Grande do Sul (-2) e Bahia (-2).

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Por outro lado, os estados de Santa Catarina e Pará seriam os mais beneficiados, ganhando quatro cadeiras cada. São Paulo continuaria sendo o estado com o maior número de representantes, mantendo as atuais 70 cadeiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras