
O Congresso Nacional tem até o dia 30 de junho para redefinir o número de deputados federais dos 26 estados e do Distrito Federal, com vigência para as eleições de 2026.
A decisão precisa ocorrer porque o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou essa data como prazo para que o Congresso aprove uma nova lei complementar redefinindo a distribuição das vagas, tomando por base o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atualizou o tamanho da população do país e de cada uma das 27 unidades da Federação.
Se validada a mudança com base no resultado do Censo, a Paraíba pode sofrer uma redução de duas cadeiras em sua bancada na Câmara dos Deputados, caindo de 12 para 10 representantes, caso a nova distribuição de assentos determinada pelo STF seja mantida. Essa nova realidade representaria uma perda estimada de cerca de R$ 80 milhões por ano em emendas parlamentares.
Diante desse cenário, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem proposto um acordo com o objetivo de evitar a redução das bancadas estaduais. A proposta prevê o aumento do número total de deputados de 513 para 527, garantindo que nenhum estado perca cadeiras, sem, no entanto, representar aumento de despesas para a Câmara.
A nova divisão, com base no Quociente Populacional Nacional (QPN) — resultado da divisão da população brasileira pelas 513 vagas existentes no Congresso — e no Quociente Populacional Estadual (QPE) — obtido a partir da divisão da população de cada estado pelo Quociente Nacional — resultaria na perda de vagas para outros seis estados, como o Rio de Janeiro (-4), Rio Grande do Sul (-2) e Bahia (-2).
Por outro lado, os estados de Santa Catarina e Pará seriam os mais beneficiados, ganhando quatro cadeiras cada. São Paulo continuaria sendo o estado com o maior número de representantes, mantendo as atuais 70 cadeiras.
Crime bárbaro IML confirma que menino de 11 anos encontrado morto em João Pessoa foi asfixiado; pai está preso em Santa Catarina
Acidente fatal Colisão entre motos deixa um morto e um ferido em acidente na PB-306, em Tavares
Crime bárbaro Criança autista de 11 anos é encontrada morta em João Pessoa; pai é preso em Florianópolis suspeito do crime
Violência Homem morre e outro fica ferido após ataque a facadas em Matureia; suspeito é preso pela Polícia Militar
Tragédia Empresário morre após sofrer grave acidente de trabalho dentro de sua loja em Pombal
Crime organizado Comando Vermelho negocia drones com visão térmica para caçar policiais no Rio
Investigação Vereador morto em Jacaraú denunciou desvio de recurso público e má conservação da frota de transporte da cidade, diz polícia
Abuso sexual Suspeito de abuso sexual contra criança de 8 anos é conduzido à delegacia, em Patos
Prisão preventiva Justiça converte em preventiva prisão de homem que matou trabalhador a tiros em Malta Mín. 22° Máx. 35°