
A Diocese de Patos promoveu, na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Rádio Espinharas, uma coletiva de imprensa para apresentar a temática da Campanha da Fraternidade (CF 2025), que traz como foco a Ecologia Integral. O evento reuniu profissionais da comunicação, padres e leigos engajados na defesa do meio ambiente e do bem comum.
A mesa de honra foi composta pelo Bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, pelos padres José Adalberto dos Santos e José Elielton Lopes, coordenadores diocesanos de Campanhas, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Patos, Jailson Lopes da Penha. Durante a coletiva, foram discutidos os desafios socioambientais da atualidade e a importância do compromisso cristão com o cuidado da Casa Comum.
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada anualmente no período da Quaresma, com o objetivo de promover a reflexão e a ação social à luz do Evangelho. Em 2025, a campanha aborda a Ecologia Integral, conceito inspirado na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que, ao completar 10 anos, continua a propor uma visão ampliada da ecologia, considerando a relação entre o ser humano, o meio ambiente e a justiça social.
Outras motivações para a CF 2025 envolvem os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, que acontecerá em novembro deste ano.
Dom Eraldo destacou a urgência de ações concretas para a preservação ambiental e enfatizou que a Campanha da Fraternidade deve ir além da reflexão durante o período quaresmal, incentivando iniciativas sustentáveis nas comunidades, escolas e governos. “A ecologia integral nos ensina que tudo está interligado. Cuidar da criação é também cuidar da vida humana, especialmente dos mais pobres, que são os primeiros a sofrer com a degradação ambiental, cuidar dos animais, da nossa casa comum que é nosso planeta”, afirmou Dom Eraldo.
Os coordenadores diocesanos de Campanhas ressaltaram que a Diocese de Patos promoverá encontros, debates e ações práticas para envolver paróquias e fiéis na temática. Já o secretário de Meio Ambiente, Jailson Lopes da Penha, destacou a importância da parceria entre Igreja e sociedade civil na busca por soluções ambientais sustentáveis.
A Campanha da Fraternidade ocorre dentro do período da Quaresma que vai até o Domingo de Ramos, em 13 de abril de 2025, no entanto, deve ser debatida durante todo o ano como forma de refletir sobre a importância de todos nós no cuidado com nossa casa comum, o Planeta Terra.
Departamento Diocesano de Comunicação
Postos de trabalho Patos inicia a semana com a maior oferta de empregos da Paraíba
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 32°