Quinta, 17 de Julho de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner JC Motos
UNIFIP
Locais CF 2025

Diocese de Patos debate Ecologia Integral em coletiva sobre a Campanha da Fraternidade 2025

O evento reuniu profissionais da comunicação, padres e leigos engajados na defesa do meio ambiente e do bem comum.

09/03/2025 às 21h57 Atualizada em 10/03/2025 às 12h19
Por: Felipe Vilar Fonte: Departamento Diocesano de Comunicação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Diocese de Patos promoveu, na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Rádio Espinharas, uma coletiva de imprensa para apresentar a temática da Campanha da Fraternidade (CF 2025), que traz como foco a Ecologia Integral. O evento reuniu profissionais da comunicação, padres e leigos engajados na defesa do meio ambiente e do bem comum.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A mesa de honra foi composta pelo Bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, pelos padres José Adalberto dos Santos e José Elielton Lopes, coordenadores diocesanos de Campanhas, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Patos, Jailson Lopes da Penha. Durante a coletiva, foram discutidos os desafios socioambientais da atualidade e a importância do compromisso cristão com o cuidado da Casa Comum.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada anualmente no período da Quaresma, com o objetivo de promover a reflexão e a ação social à luz do Evangelho. Em 2025, a campanha aborda a Ecologia Integral, conceito inspirado na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que, ao completar 10 anos, continua a propor uma visão ampliada da ecologia, considerando a relação entre o ser humano, o meio ambiente e a justiça social.

Outras motivações para a CF 2025 envolvem os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, que acontecerá em novembro deste ano.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Dom Eraldo destacou a urgência de ações concretas para a preservação ambiental e enfatizou que a Campanha da Fraternidade deve ir além da reflexão durante o período quaresmal, incentivando iniciativas sustentáveis nas comunidades, escolas e governos. “A ecologia integral nos ensina que tudo está interligado. Cuidar da criação é também cuidar da vida humana, especialmente dos mais pobres, que são os primeiros a sofrer com a degradação ambiental, cuidar dos animais, da nossa casa comum que é nosso planeta”, afirmou Dom Eraldo.


Bispo Dom Eraldo 

 

Os coordenadores diocesanos de Campanhas ressaltaram que a Diocese de Patos promoverá encontros, debates e ações práticas para envolver paróquias e fiéis na temática. Já o secretário de Meio Ambiente, Jailson Lopes da Penha, destacou a importância da parceria entre Igreja e sociedade civil na busca por soluções ambientais sustentáveis.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic
Foto: Divulgação/Diocese de Patos

 

A Campanha da Fraternidade ocorre dentro do período da Quaresma que vai até o Domingo de Ramos, em 13 de abril de 2025, no entanto, deve ser debatida durante todo o ano como forma de refletir sobre a importância de todos nós no cuidado com nossa casa comum, o Planeta Terra.

Departamento Diocesano de Comunicação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 34°

Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 19°C
Dom 32°C 20°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras