Quinta, 11 de Setembro de 2025
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Locais CF 2025

Diocese de Patos debate Ecologia Integral em coletiva sobre a Campanha da Fraternidade 2025

O evento reuniu profissionais da comunicação, padres e leigos engajados na defesa do meio ambiente e do bem comum.

09/03/2025 às 21h57 Atualizada em 10/03/2025 às 12h19
Por: Felipe Vilar Fonte: Departamento Diocesano de Comunicação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Diocese de Patos promoveu, na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Rádio Espinharas, uma coletiva de imprensa para apresentar a temática da Campanha da Fraternidade (CF 2025), que traz como foco a Ecologia Integral. O evento reuniu profissionais da comunicação, padres e leigos engajados na defesa do meio ambiente e do bem comum.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A mesa de honra foi composta pelo Bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, pelos padres José Adalberto dos Santos e José Elielton Lopes, coordenadores diocesanos de Campanhas, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Patos, Jailson Lopes da Penha. Durante a coletiva, foram discutidos os desafios socioambientais da atualidade e a importância do compromisso cristão com o cuidado da Casa Comum.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada anualmente no período da Quaresma, com o objetivo de promover a reflexão e a ação social à luz do Evangelho. Em 2025, a campanha aborda a Ecologia Integral, conceito inspirado na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que, ao completar 10 anos, continua a propor uma visão ampliada da ecologia, considerando a relação entre o ser humano, o meio ambiente e a justiça social.

Outras motivações para a CF 2025 envolvem os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, que acontecerá em novembro deste ano.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Dom Eraldo destacou a urgência de ações concretas para a preservação ambiental e enfatizou que a Campanha da Fraternidade deve ir além da reflexão durante o período quaresmal, incentivando iniciativas sustentáveis nas comunidades, escolas e governos. “A ecologia integral nos ensina que tudo está interligado. Cuidar da criação é também cuidar da vida humana, especialmente dos mais pobres, que são os primeiros a sofrer com a degradação ambiental, cuidar dos animais, da nossa casa comum que é nosso planeta”, afirmou Dom Eraldo.


Bispo Dom Eraldo 

 

Os coordenadores diocesanos de Campanhas ressaltaram que a Diocese de Patos promoverá encontros, debates e ações práticas para envolver paróquias e fiéis na temática. Já o secretário de Meio Ambiente, Jailson Lopes da Penha, destacou a importância da parceria entre Igreja e sociedade civil na busca por soluções ambientais sustentáveis.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
Foto: Divulgação/Diocese de Patos

 

A Campanha da Fraternidade ocorre dentro do período da Quaresma que vai até o Domingo de Ramos, em 13 de abril de 2025, no entanto, deve ser debatida durante todo o ano como forma de refletir sobre a importância de todos nós no cuidado com nossa casa comum, o Planeta Terra.

Departamento Diocesano de Comunicação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Sex 35°C 21°C
Sáb 33°C 21°C
Dom 32°C 20°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras