
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, deflagrou nesta quarta-feira (19) a segunda fase da "Operação BR-230", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em desvios de cargas, sediada no Rio Grande do Norte e com atuação nos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí e, principalmente, no Sertão paraibano.
A investigação teve início após uma ação realizada em setembro do ano passado, permitindo a identificação dos integrantes do grupo criminoso. Na operação de hoje (19), seis pessoas foram presas, sendo cinco por mandado de prisão preventiva e uma em flagrante. Entre os detidos, estão membros de uma família já conhecida pelas autoridades por envolvimento nesse tipo de crime desde 2005.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Paraíba, Piauí, Ceará, Pará e Santa Catarina. A ação contou com o apoio do núcleo de inteligência da Polícia Civil e de unidades especializadas, como a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos, DEFUR-Natal, DEPROV-RN, Delegacia de Baixa Grande-PI e Delegacia de Limoeiro do Norte-CE.

Durante as buscas, cargas furtadas pela organização criminosa no dia anterior foram localizadas, além da recuperação de mercadorias subtraídas que estavam armazenadas em depósitos. As investigações seguem em andamento, com foco na identificação dos receptadores envolvidos no esquema.
A 1ª fase da Operação BR-230 foi desencadeada no último dia 12 de fevereiro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que tinha como base Abreu e Lima/PE e atuava nos estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte. Na época, a ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Abreu e Lima/PE e Aracaju/SE.
A ação controlada, que contou com mais de um mês de acompanhamento investigativo, teve como resultado a recuperação de três cargas furtadas no estado de Sergipe, com um valor estimado em R$ 420.000,00. Além disso, o receptador das mercadorias foi identificado e preso em flagrante no estado de Sergipe. Ele é proprietário de redes de supermercados atacadistas, responsáveis pela comercialização dos produtos furtados.
A investigação teve início a partir do abandono de uma carreta utilizada pela organização criminosa em Patos/PB, onde foi registrado o boletim de ocorrência. O grupo criminoso é formado por motoristas de caminhão, que desviam cargas e simulam falsos crimes de roubo para encobrir suas atividades ilícitas.
Por Patos Online
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Biênio 2026/2027 MPPB recomenda que Câmara Municipal de Patos não antecipe eleição da Mesa Diretora
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Mín. 21° Máx. 35°