Como de praxe, em mudanças de perfis administrativos, que constituem uma nova gestão, os primeiros cem dias de governo foram de adequações à estrutura anterior, somada a busca de inovações com vistas a implementar alguns setores, a partir da implantação de duas novas secretarias: Comunicação e Cultura e Turismo, objetivando abrir um diálogo mais amplo entre os setores da prefeitura e a população, além de dinamizar o potencial econômico das belezas naturais em consonância com a aptidão artística inserida no município de Mãe d’Água.
Além da preparação no período de transição, com participação em eventos da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília; Tribunal de Contas da Paraíba e da FAMUP, em João Pessoa, o prefeito Jucélio Pereira Moura buscou várias instâncias, incluindo a Câmara Federal e, já no primeiro mês de governo, com a colaboração do deputado Hugo Mota, assinou convênio para a construção do asfalto entre o distrito de Santa Maria Gorete e a Vila Capoeira, com recurso da ordem de 3 milhões de reais, e execução da Codevasf.
Mãe d’Água também conseguiu a inserção no programa Paraíba 2025-2026, cujo evento de lançamento, com a presença do prefeito Jucélio, teve lugar no Espaço Cultural, em João Pessoa, no dia 13 de janeiro, com a previsão de construção do acesso asfáltico até Matureia, com um total de 11,7 quilômetros, enfrentando parte da serra. Naquela mesma data, foi oficializado o pedido de construção do abastecimento d’Água da cidade, a partir da adutora do açude Capoeira, que tem capacidade para 54,5 milhões de metros cúbicos, a qual deverá passar a ser administrada pela CAGEPA.
Em 21 de janeiro, o município esteve representado na Conferência do Meio Ambiente, realizada em Matureia, com a participação de todas as cidades inseridas no Parque Nacional Serra do Teixeira, oportunidade em que foram apresentadas as propostas a serem levadas para as edições estadual e nacional, além de um contato direto do prefeito com representantes do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, responsável pela administração do espaço, para tratar do mapeamento das áreas de preservação.
Com o início das chuvas, já no mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Agricultura deu início a um amplo programa de corte de terras, com a utilização de dois tratores próprios e mais um contratado, além da recuperação das estradas vicinais, programa permanente desenvolvido pela pasta da Infraestrutura que, em cumprimento aos protocolos, recuperou, também, a área do antigo lixão. Melhoramento ao acesso à trilha da Cachoeira dos Batentes, com sua sinalização e contratação de uma empresa para o mapeamento de todos os pontos de visitação rural, incluindo as pinturas rupestres, as cavernas e cruzeiros em áreas de observação do planalto, próprias à prática de esportes radicais e de aventura.
Na Educação, o ponto alto veio com a realização da Jornada Pedagógica, culminando com a acolhida aos segmentos de ensino e as famílias dos discentes, momento em que eram distribuídos os kits dos alunos, fardamentos dos funcionários, com mais de quinhentas matrículas efetivadas e a definição da primeira escola em tempo integral no distrito de Santa Maria Gorete. Pagamento um pouco acima do novo piso do magistério e adesão ao Pacto pela superação do Analfabetismo. Retomada do Programa Dignidade Menstrual nas escolas da Rede Municipal, bancado com recursos próprios.
Na Saúde, a substituição de duas ambulâncias, ampliação da equipe multiprofissional, início do processo para a instalação do SAMU; Aprovação e publicação da resolução para a implantação das atividades do SEBS. Em processo de instalação a Teleconsulta, a exemplo de um Pronto Atendimento. Realização de Treinamento sobre Saúde do Trabalhador com o SEREST Patos, Núcleo ao qual o município está agregado, e apresentação das necessidades para a instalação de uma Junta Médica.
Em 12 de fevereiro, o prefeito Jucélio Pereira Moura participou da abertura do ano legislativo, oportunidade em que manifestou seu desejo de governar em conjunto com os vereadores, respeitando suas atribuições e os ouvindo em torno das reivindicações, dentro do preceito democrático de atender o que for possível, em prol da melhoria de vida da população, além do encaminhamento das justificativas daquilo que não esteja nas possibilidades da prefeitura. Foi um momento de harmonia, independente de posições políticas, dentro dos preceitos institucionais.
Nas demais secretarias, além da manutenção de todos os programas relacionados a assistência social e ações de manutenção da máquina, a gestão tem conseguido manter todos os pagamentos em dia, incluindo o cumprimento da folha no mês trabalhado e previdência, observância máxima as demandas jurídicas e reorganização dos espaços coletivos e demais estruturas do patrimônio público, primando pela limpeza das ruas e praças, além da coleta regular do lixo na cidade, distrito e Vila Capoeira.
Por fim, foi de grande valia a realização da Plenária do Orçamento Democrático, realizada em 11 de março, para a elaboração do Plano Plurianual de 2026 a 2029, além da LOA e LDO de 2026, através da qual vários segmentos se manifestaram, elegendo as prioridades das ações administrativas, na concepção de que através da união é possível a construção de um futuro de oportunidades para todos.
Mín. 24° Máx. 34°