
A Igreja Católica está de luto com a morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos. Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história e uma figura marcante por seu compromisso com os pobres e pelas reformas promovidas na Igreja Católica. A morte foi anunciada oficialmente pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
Em áudio enviado ao Patos Online, o Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, falou sobre o momento e os próximos passos do Vaticano até a escolha do novo Papa. Conforme Dom Eraldo, inicialmente é organizado o funeral, bem como celebrações fúnebres e exequiais em todas as igrejas e dioceses do mundo, como forma de expressar comunhão e solidariedade.
Após o sepultamento do papa falecido, será iniciado o processo de organização do Conclave, quando todos os cardeais com menos de 80 anos se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, para a escolha do novo pontífice por meio de votação. Ao todo, um cardeal precisa obter 2/3 dos votos para se tornar o novo líder da Igreja Católica. Durante a votação, os integrantes do Colégio de Cardeais ficam isolados, sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles podem votar entre si, mas não podem indicar os próprios nomes para o cargo.
"A nossa tarefa como Igreja é rezar, pedir ao Espírito Santo de Deus que ilumine os cardeais, para que, após um momento de discernimento, de muita oração e diálogo, possam decidir pela escolha de um pontífice que realmente atenda às necessidades do nosso tempo e da Igreja. Não será um momento fácil, dado o estilo do Papa Francisco. Para sucedê-lo, com certeza será necessário alguém com uma grande capacidade de diálogo, de reflexão e, sobretudo, de testemunho, simplicidade, humildade e abertura para com esta sociedade em que vivemos hoje", comentou.
Dom Eraldo reforçou que os católicos devem se comprometer com a oração, para que o novo Papa escolhido venha com disposição para continuar a missão da Igreja no mundo inteiro.
"Queremos pedir orações, para que este momento, que encerra a caminhada do Papa Francisco, possa também abrir um horizonte de futuro para a Igreja", disse.
A Diocese de Patos comunicou que uma missa em sufrágio do Papa Francisco será realizada na noite desta segunda-feira, 21 de abril, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, a partir das 19h, presidida pelo bispo Dom Eraldo. Além disso, os sinos das igrejas também devem ser tocados como gesto de comunicação pela morte do pontífice.

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) depois de passar quase 40 dias internado com uma infecção respiratória. No Domingo de Páscoa, o pontífice fez uma breve aparição no Vaticano para dar a bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal Mín. 23° Máx. 37°