
O Auditório Municipal Professora Lucinda Justo, em Mãe d’Água, foi palco de mais um importante momento do Programa Família Acolhedora, que tem transformado a realidade de crianças e adolescentes em situação de risco na região. O evento contou com a presença da Coordenadora Regional do Polo sediado em Patos, Ilma Correia, e da psicóloga Lígia Oliveira, que destacaram o compromisso do município com a iniciativa.
O prefeito Jucélio Pereira Moura, acompanhado da primeira-dama Ires Nunes, reforçou o engajamento da gestão municipal com o programa, ao lembrar que a adesão de Mãe d’Água aconteceu ainda no início da implantação regional, durante um evento promovido pelo Ministério Público na cidade de Teixeira. Desde então, o município tornou-se referência na VI Região, com duas famílias habilitadas e dois acolhimentos efetivados, experiência considerada modelo pela coordenação estadual.
Durante o encontro, Ilma Correia enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe local, especialmente da assistente social Mônica Cristina, responsável por articular as ações entre município e estado. Ela também detalhou o funcionamento do programa, que garante acolhimento temporário de até 18 meses — prorrogáveis — para crianças e adolescentes de zero a 18 anos, até que possam retornar às famílias de origem, serem adotados ou tenham outro encaminhamento definido pela Justiça.
O acolhimento é feito por famílias previamente habilitadas, que passam por um processo de formação e são acompanhadas por uma equipe técnica. Elas não podem adotar os acolhidos, mas têm o papel fundamental de oferecer proteção, afeto e um ambiente seguro durante o período determinado. O apoio financeiro é garantido pelo Estado no primeiro acolhimento, com repasse mensal equivalente a um salário mínimo por criança, podendo chegar a três salários para até cinco acolhidos. A partir do segundo acolhimento, os custos passam a ser assumidos pelo município.
Atualmente, na 6ª Regional de Patos, o programa conta com 11 famílias cadastradas, duas delas acolhendo, quatro crianças e adolescentes acolhidos, um caso de desacolhimento e 17 famílias já capacitadas para participar do projeto.
Ação Administrativa Decreto de calamidade em Mãe d’Água: prefeito corta gastos e prioriza atendimento à população
Luto! Jovem de 22 anos, vítima de acidente em Mãe d’Água, morre no Hospital Regional de Patos após quase um mês internado
Emancipação Política Mãe d’Água celebra 64 anos de Emancipação Política com programação cívica, entregas e shows Mín. 24° Máx. 33°