Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025, a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos cumpriu um mandado de prisão temporária contra mais um indivíduo investigado pelo desaparecimento e morte de José Valdinez Barbosa Pontes, de 42 anos, conhecido como “Pica-Pau”. A prisão representa um novo avanço nas investigações de um caso que gerou grande comoção na cidade.
O desaparecimento de Valdinez ocorreu no dia 23 de abril deste ano, na comunidade do Beiral, zona urbana de Patos. Desde então, as equipes da DHE têm realizado diligências contínuas com o objetivo de esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos.
Segundo o delegado Claudinor Lúcio, a investigação teve início após a mãe da vítima registrar um Boletim de Ocorrência relatando o sumiço do filho. As investigações indicaram que Valdinez foi sequestrado ainda em Patos, com o objetivo de ser executado fora da cidade.
Com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), foi possível identificar o veículo utilizado no sequestro, registrado em nome de um morador de Matureia, no Sertão paraibano. A partir dessa descoberta, a Polícia Civil representou judicialmente pela prisão dos suspeitos, e os mandados foram deferidos pelo Poder Judiciário.
Na última sexta-feira (16), a DHE prendeu dois suspeitos em Matureia: A.F.P., de 26 anos, e M.C.M., de 52 anos. Um deles confessou participação no crime e indicou a localização do corpo da vítima. Os restos mortais de Valdinez foram encontrados em avançado estado de decomposição na zona rural do município de Brejinho, no estado de Pernambuco. No local, os policiais encontraram roupas compatíveis com as descritas pela mãe da vítima, além de uma ossada humana.
No sábado (17), a equipe retornou a Matureia e prendeu um terceiro envolvido, R.F.P., de 21 anos. Este colaborou com a investigação, confirmando detalhes do modus operandi do grupo.
A mais recente prisão, efetuada nesta terça-feira contra um homem de 46 anos, reforça o comprometimento da Polícia Civil da Paraíba na elucidação de crimes e na garantia da segurança pública. A instituição também destacou a importância da participação popular nas investigações, incentivando o uso do Disque Denúncia 197, que garante total anonimato e sigilo às informações prestadas.
Por Patos Online
Com informações da DHE/Patos
Mín. 21° Máx. 34°