
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Pando, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico mediante fraude praticados contra a Prefeitura de Poço de José de Moura, no Sertão da Paraíba. O crime ocorreu no ano de 2022 e resultou em um prejuízo de R$ 182.566,00 aos cofres públicos municipais.
De acordo com as investigações, hackers invadiram as contas bancárias da prefeitura e realizaram transferências indevidas para contas próprias e para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”. A ação criminosa foi articulada por meio da internet e exigiu um sofisticado esquema para dificultar o rastreamento do dinheiro.
A partir da quebra de sigilos bancários, autorizada judicialmente, a Polícia Federal conseguiu rastrear os valores desviados e identificar os reais beneficiários dos recursos públicos furtados.
Como parte da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Suzano e São Paulo, expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa/PB. Além disso, a Justiça Federal autorizou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos principais investigados, permitindo o acesso a e-mails, mensagens e outras informações digitais relevantes para a investigação.
A operação foi batizada de “Pando”, termo em latim que significa “Eu me espalhei”, em alusão à estratégia utilizada pelos criminosos de espalhar os valores desviados em dezenas de contas bancárias, com o intuito de dificultar a identificação dos envolvidos.
Caso sejam confirmadas a autoria e a materialidade dos crimes, os investigados poderão responder por furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 21 anos de reclusão.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e recuperar integralmente os recursos desviados.
Por Patos Online
Com informações da Polícia Federal
Crime brutal Jornalista encontrado morto em Piancó apresentava mais de 15 perfurações e estava com as mãos amarradas
Tragédia Vaqueiro morre após cair de cavalo durante vaquejada no Litoral Sul da Paraíba
Prisão Homem é preso em flagrante após provocar incêndio em vegetação na zona rural de Itaporanga-PB
Afogamento Empresário de Campina Grande desaparece após mergulhar no Açude de Coremas, no Sertão da Paraíba; bombeiros realizam buscas
Evento geek Imagineland 2025 começa neste sábado (25) com atrações internacionais em Campina Grande
Violência Jornalista é encontrado morto com sinais de violência na zona rural de Piancó-PB
Atropelamento Cadela morre atropelada por viatura da Polícia Militar em João Pessoa
Investigação Polícia Civil ouve esposa de homem encontrado morto dentro de padaria em Itaporanga
Rodovia liberada PRF libera tráfego na Serra de Santa Luzia após operação segura de transbordo de combustível de caminhão-tanque tombado na BR-230 Mín. 21° Máx. 35°