
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos e Região (SINTRACS-PR), Jorge França, participou de uma comitiva de representantes sindicais, formada pelo presidente da FETRACOM-PB/RN/PI, João de Deus dos Santos, e por representantes de várias entidades, a exemplo do SINECOM, SEAAC-PB, SINTRACS-GR, SINTRACS-SR, SINTRACOM-VALE e SINTRACS-CR, na entrega da pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores do comércio no estado ao presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros.
Na ocasião, o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, representante da classe patronal, agendou a primeira rodada de negociação para a próxima sexta-feira, 13 de junho, às 16h, na sede da Fecomércio. Na reunião, as principais cláusulas sociais e econômicas serão avaliadas, com o objetivo de estabelecer uma contraproposta para a negociação coletiva.
“A convenção coletiva é o instrumento que garante mais direitos e conquistas para a classe trabalhadora. Sem a negociação dos sindicatos, não há convenção, e sem convenção, perdemos nossos direitos. Por isso, só com a participação e contribuição efetiva dos trabalhadores os sindicatos estarão fortalecidos para negociar”, disse Jorge França, presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos.
A proposta aprovada pelos trabalhadores do comércio de Patos e dos municípios de Guarabira, Sousa e Cajazeiras — envolvendo suas respectivas regiões — foi de R$ 1.740,00, o que representa um aumento de 12,99% em relação ao piso salarial atual da categoria, no valor de R$ 1.540,00.
Todos os anos, os sindicatos realizam, com a classe patronal, uma nova negociação das cláusulas econômicas e sociais no meio do ano, como forma de validar a nova Convenção Coletiva de Trabalho, que entra em vigor a partir de 1º de julho e tem término previsto para 30 de junho de 2026.
Em Patos, a proposta será apresentada na segunda-feira, dia 9, ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Patos, José de Sales Martins, representante da classe patronal, abrindo oficialmente a negociação.
EDUCAÇÃO Patos disputa etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica em João Pessoa
ANIMAIS Cadela em situação de abandono é encontrada no Luar de Angelita, em Patos
TRÂNSITO STTRANS inicia Semana Nacional de Trânsito com palestra sobre atualizações do CTB para motoristas da Prefeitura de Patos
SERVIÇOS PÚBLICOS Força-tarefa da Prefeitura leva limpeza, iluminação e coleta a vários bairros de Patos
ANIMAIS SOLTOS Flagrantes mostram animais de grande porte soltos em trechos urbanos de Patos
NOTA DE PESAR Câmara se solidariza com familiares pela morte da professora Margarida Guimarães, mãe de Maikon Minervino Mín. 21° Máx. 35°