
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (6) os dados atualizados do Censo Demográfico 2022 com foco nas religiões nos municípios brasileiros. Em Patos, no Sertão paraibano, o levantamento mostra que o catolicismo ainda é predominante, mas outras crenças tem ganhado espaço.
De acordo com os dados do IBGE, 76,39% da população de Patos se declarou Católica Apostólica Romana, o que representa a maioria da cidade. Por outro lado, 14,39% dos patoenses se identificam com alguma igreja evangélica. Em levantamentos anteriores, o IBGE detalhava as denominações (como Assembleia de Deus, Batista, Metodista), mas, neste Censo, essa subdivisão ainda não foi divulgada.
Além disso, o município conta com 0,6% de espíritas, 0,64% de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé, e 0,01% de pessoas ligadas a tradições indígenas. O grupo das "outras religiosidades" representa 2,95% da população, enquanto 4,63% afirmaram não ter religião. Outros 0,33% disseram não saber sua religião e 0,06% não declararam.
O número de paraibanos que se declaram católicos caiu 18,31% na Paraíba, em 12 anos - entre o Censo 2010 e o Censo 2022. Os novos dados foram divulgados nesta sexta-feira (6), pelo Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística (IBGE), e indicam, ainda, um aumento de 24,88% no número de pessoas que se declaram evangélicas.
Mesmo assim, os católicos ainda são maioria na Paraíba. Os números do Censo 2022 revelam que 68,96% da população são Católicos Apostólicos Romanos, um total de 2.367.779 pessoas.
Já em relação aos evangélicos, o percentual, mesmo tendo crescido, representa 20,77% da população (713.123 paraibanos).
Veja o ranking abaixo, com o total e o percentual em relação à população total do estado:
Em todo o país, o catolicismo, apesar de ainda majoritário no Brasil, caiu ao seu menor índice da série histórica: 56,7% da população em 2022, contra 64,6% em 2010. Já os evangélicos cresceram de 21,6% para 26,9% no mesmo período, tornando-se o grupo religioso mais presente em 244 municípios brasileiros.
O Censo 2022 também apontou crescimento nas religiões afro-brasileiras, que triplicaram no país entre 2010 e 2022, e no número de pessoas que se declaram sem religião, que passou de 8% para 9,4% da população.
Apesar de ainda não informar se trará detalhamentos futuros sobre as denominações dentro dos grupos religiosos, o IBGE reforça a importância dos dados para o planejamento de políticas públicas e o entendimento da diversidade cultural e religiosa do país.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°