
O secretário de Meio Ambiente do município de Patos, Alex Wagner, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o acendimento de fogueiras continuará proibido, este ano, em Patos, durante as datas comemorativas de São João e São Pedro.
De acordo com Alex, a proibição está em vigor desde a pandemia da Covid-19 e será aplicada juntamente com a Lei Estadual que inclui a proibição da soltura de fogos de artifício com estampido e da utilização de paredões de som, por questões ligadas à saúde pública e aos efeitos climáticos, cabendo aos órgãos competentes a fiscalização de eventuais ações indevidas.
“A lei estadual que rege sobre a soltura de fogos com estampido está relacionada ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, enquanto a proibição das fogueiras foi estabelecida por uma lei publicada durante a pandemia da Covid-19, e continua em vigor. Existe toda uma problemática relacionada às fogueiras — a questão da saúde pública, mudanças climáticas, queimaduras — sempre há um aumento de casos nesse período. Enfim, é uma situação que exige ação”, disse o secretário.
O gestor acrescentou que a Prefeitura de Patos está realizando uma campanha de esclarecimento junto à população, por meio das redes sociais, e alertou que a Secretaria de Meio Ambiente, a Guarda Municipal e a Polícia Ambiental estarão fiscalizando as infrações à lei, de forma a garantir a proibição da venda de fogueiras, bem como a soltura apenas de fogos sem estampido.
Ele lembrou que quase 100% da madeira usada nas fogueiras é comprada de forma ilegal, extraída de áreas de preservação, o que caracteriza crime ambiental, recaindo sobre quem retira, vende e compra o material.
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°