
Moradores dos sítios Fechado, Conceição e do Conjunto Maria Benigna, no distrito de Santa Gertrudes, zona rural de Patos, estão mobilizados pedindo o retorno da agente comunitária de saúde que atuava na região e foi afastada há quase um mês. Segundo relato de Jamilly Araújo, moradora local que falou em nome das mais de 80 famílias afetadas, a ausência da profissional tem gerado sérios prejuízos à assistência básica de saúde, principalmente para crianças e idosos.
“Queremos nossa agente de saúde de volta, pois as crianças estão sem pesar, os idosos que controlavam a pressão com ela estão desassistidos. O médico vinha toda quarta-feira, mas sem a presença da agente, também deixou de comparecer. Estamos totalmente descobertos”, lamentou.
O problema é reflexo direto de uma decisão judicial recente que determinou o desligamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) contratados pelo regime celetista em Patos. A medida foi determinada pela Quarta Vara da Comarca de Patos, a partir de uma ação movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Em entrevista à imprensa recentemente, o secretário municipal de Saúde, Leônidas Dias, explicou que a legislação federal limita a atuação de cada agente de saúde a um máximo de 700 pessoas, e que atualmente o município conta com 261 profissionais efetivos, número que seria suficiente, segundo ele, para atender toda a população dentro dos parâmetros legais.
“O que existia era um mapeamento antigo, com mais de 15 anos, que não acompanhou o crescimento da cidade. Por isso, contratamos uma empresa especializada para realizar um novo geoprocessamento, que deve ser concluído até 30 de junho. A partir disso, faremos a redistribuição e cobertura integral das áreas”, afirmou o secretário.
Enquanto isso, a população dos sítios segue sem atendimento básico. Os moradores esperam que, diante da urgência, a gestão possa encontrar uma solução provisória para garantir a assistência até a reestruturação completa da cobertura dos ACS.
O Patos Online deixa o espaço aberto caso a Secretaria de Saúde queira se pronunciar novamente em relação ao caso.
Por Patos Online
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°