
O secretário municipal de Cultura de Patos, Pedro Leitão, destacou o sucesso do projeto “Esquenta-São João Antecipado”, idealizado como parte da programação junina da cidade. Segundo ele, as ações começaram já no dia 1º de maio com a ornamentação do centro e a criação do “terreirinho”, espaço voltado para apresentações culturais e forró pé de serra que animaram os sábados da cidade nesse mês de Junho.
“A ideia surgiu ainda em 2023, quando passamos interinamente pela pasta e percebemos que faltava algo para aquecer a cidade antes do São João. Desta vez, com o retorno de André ao comando, ele me pediu ajuda para implementar mudanças, e de imediato apresentamos o projeto, que foi aprovado”, explicou Pedro.
A proposta, segundo o secretário, foi antecipar o clima junino com uma decoração típica e programação cultural contínua. O público respondeu positivamente: “A cada sábado, o número de pessoas aumentava. No último Esquenta, no Dia dos Namorados, o pátio do terreirinho e a Praça de Atalho ficaram lotados”, contou.
Além de movimentar o setor cultural, o projeto aqueceu a economia local. “O comércio vendeu mais, contratou mais gente e a cidade entrou no clima com antecedência. Isso nos deixou muito satisfeitos”, celebrou.
Pedro também detalhou que o “terreirinho” segue com programação até o dia 23 de junho, com apresentações culturais no fim da tarde e trios de forró à noite. Uma das novidades neste ano é a ampliação do espaço do Terreiro do Forró, que inclui uma cidade cenográfica e uma “ilha de forró” com som autêntico para quem quiser dançar ao lado das grandes atrações.
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Mín. 22° Máx. 33°