
O Patosonline.com manteve contato com lideranças políticas de Patos e fez um levantamento sobre os nomes com atuação política na cidade que podem disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal no próximo ano, tomando por base as movimentações dos partidos e das principais lideranças do município.
O cenário começa a se estabelecer com algumas mudanças em relação a 2022: alterações no grupo Motta, desistências entre os que disputaram vaga na oposição e a ausência de um representante do grupo do ex-prefeito Dinaldo Wanderley na disputa pelos cargos legislativos. Confira:
Josmá Oliveira – Continua como opção para disputar uma cadeira de deputado estadual, no campo da direita e centro-direita. Eleito vereador de Patos em 2024, ainda não tem definição partidária para a disputa de 2026.
Ramonilson Alves – Não será candidato. Ramonilson esteve presente nas três últimas eleições, sendo candidato a prefeito em 2020 e 2024, e a deputado estadual, em 2022, quando obteve mais de 9.636 votos em todo o estado, e ficou na suplência.
Gustavo Wanderley – Filho do ex-prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley, Gustavo afirmou que o grupo político de seu pai não pretende declarar apoio formal a nenhuma candidatura e que continuará cuidando de seus negócios. Ele disputou a eleição para deputado estadual em 2018 e ficou na suplência.
Dr. Érico Djan – Será candidato a deputado estadual, fazendo dobradinha com o ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, para deputado federal. Ainda não tem definição partidária.
Olívia Motta – Disputará pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, sucedendo sua avó, a deputada Francisca Motta, que encerrará seu ciclo na vida pública após 34 anos.
Cicinho Lima – Tentará chegar à Assembleia Legislativa no próximo ano, apostando ser reconhecido como o segundo nome do prefeito Nabor Wanderley. Cicinho ocupa, desde o mês de maio, a cadeira de deputado de forma interina.
Sargento Patrian – O ex-vereador foi procurado, mas não respondeu até o fechamento da matéria.
Jozivan Antero – Será opção de candidatura a deputado estadual pelo partido Unidade Popular, em 2026. Na última eleição, candidatou-se a deputado federal, recebendo 965 votos.
Lenildo Morais – O ex-prefeito de Patos afirmou que ainda não decidiu, mas informou que o PT local terá candidato a deputado estadual ou federal. Em 2022, Lenildo recebeu 4.333 votos para deputado federal, sendo o segundo mais votado do município.
Jamerson Ferreira – O ex-vereador afirmou que não será candidato em 2026. No pleito de 2022, disputou uma vaga na Câmara Federal, obtendo 2.623 votos, em Patos e 3.344 votos na Paraíba.
Ilmara Morais – Afirmou que ainda não tomou decisão sobre o assunto. Em 2022, recebeu 2.495 votos pelo PL.
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima admite que pode disputar mandato de deputado federal em 2026
Ação parlamentar Vereador Samuel Pinto visita Secretaria de Saúde do Estado e solicita audiência em Patos para discutir demandas do município
Investigação Ministério Público da Paraíba investiga suspeita de improbidade e lavagem de dinheiro na Câmara de Santana dos Garrotes
Eleições 2026 Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta Lula à frente em todos os cenários para as eleições de 2026
Eleições 2026 Prefeito, vice e vereadores de Santa Helena declaram apoio a Nabor para o Senado
Eleições 2026 Cicinho Lima reforça pré-candidatura a deputado estadual e promete criar “gabinete itinerante” para ouvir a população
Tarifaço Após reunião de Lula e Trump, auxiliares devem iniciar negociações sobre tarifaço nesta segunda-feira (27)
Interlocutor Em encontro na Malásia, Lula ofereceu ajuda a Trump para mediar crise com a Venezuela
Agenda Nabor e Lucas Ribeiro prestigiam FEAGROS em Sousa e destacam a força do agro para o desenvolvimento da Paraíba Mín. 21° Máx. 36°