A atual legislatura do Senado Federal acumula 70 pedidos de impeachment contra ministros do STF, sendo Alexandre de Moraes o principal alvo, com 29 requerimentos pendentes. A maioria das denúncias está relacionada à sua atuação como relator de inquéritos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, como os casos das Fake News, dos atos de 8 de Janeiro e da tentativa de golpe.
- A Lei nº 1.079/50 permite que qualquer cidadão apresente denúncia por crime de responsabilidade contra ministros do STF ou o procurador-geral da República.
- Além dos pedidos populares, autoridades aliadas a Bolsonaro também protocolaram ações, como os deputados Marcel van Hattem, Bia Kicis, Bibo Nunes e Cristiano Caporezzo.
A tensão diplomática aumentou após o governo de Donald Trump anunciar medidas contra o Brasil:
- Revogação de vistos de ministros do STF e familiares, incluindo Alexandre de Moraes.
- Avaliação da aplicação da Lei Magnitsky, que permite sanções contra estrangeiros acusados de corrupção ou violação de direitos humanos.
- Possível congelamento de bens, restrições comerciais e até suspensão das relações diplomáticas.
Tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros A partir de 1º de agosto, os EUA prometem aplicar tarifas de 50% sobre diversas exportações brasileiras, como:
- Carne bovina e frutas
- Produtos da Embraer
- Madeira, açúcar e químicos.
O governo brasileiro, liderado por Lula, considera recorrer à Lei da Reciprocidade Econômica e à Organização Mundial do Comércio (OMC) para responder às sanções.
Patosonline
Com Metrópoles e CNN
Mín. 19° Máx. 34°