Sábado, 04 de Abril de 2026
Banner CCAA
Banner Nissa Niscar PB
Cidade do Sol
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Romulo
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Mundo EMBATE

Crise institucional e comercial entre Brasil e EUA se intensifica e Senado recebe mais pedidos de impeachment contra ministros do STF

A tensão diplomática aumentou após o governo de Donald Trump anunciar medidas contra o Brasil

27/07/2025 às 12h30 Atualizada em 27/07/2025 às 23h20
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline com Metrópoles e CNN
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A atual legislatura do Senado Federal acumula 70 pedidos de impeachment contra ministros do STF, sendo Alexandre de Moraes o principal alvo, com 29 requerimentos pendentes. A maioria das denúncias está relacionada à sua atuação como relator de inquéritos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, como os casos das Fake News, dos atos de 8 de Janeiro e da tentativa de golpe.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Quem pode pedir impeachment?

- A Lei nº 1.079/50 permite que qualquer cidadão apresente denúncia por crime de responsabilidade contra ministros do STF ou o procurador-geral da República.

- Além dos pedidos populares, autoridades aliadas a Bolsonaro também protocolaram ações, como os deputados Marcel van Hattem, Bia Kicis, Bibo Nunes e Cristiano Caporezzo.

Sanções dos EUA contra autoridades brasileiras 

A tensão diplomática aumentou após o governo de Donald Trump anunciar medidas contra o Brasil:

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

- Revogação de vistos de ministros do STF e familiares, incluindo Alexandre de Moraes.

- Avaliação da aplicação da Lei Magnitsky, que permite sanções contra estrangeiros acusados de corrupção ou violação de direitos humanos.

- Possível congelamento de bens, restrições comerciais e até suspensão das relações diplomáticas.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros A partir de 1º de agosto, os EUA prometem aplicar tarifas de 50% sobre diversas exportações brasileiras, como:

- Carne bovina e frutas

- Produtos da Embraer

- Madeira, açúcar e químicos.

O governo brasileiro, liderado por Lula, considera recorrer à Lei da Reciprocidade Econômica e à Organização Mundial do Comércio (OMC) para responder às sanções.

Patosonline 
Com Metrópoles e CNN 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Dom 34°C 23°C
Seg 33°C 21°C
Ter 32°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras