Aconteceu na manhã do dia 30 de julho de 2025, na Escola Estadual Coriolano de Medeiros, uma Oficina de Teatro Pedagógico com a professora e também diretora teatral Sandra Nascimento, como parte das ações do projeto que concorre ao prêmio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, “Professor Nota 1000”.
O projeto, intitulado “Educação emocional na prática: estudantes gerenciando comportamentos e emoções de forma autônoma”, tem como objetivo principal o desenvolvimento e o fortalecimento da saúde emocional dos estudantes, bem como da autoconfiança e do gerenciamento das emoções, por meio da educação emocional.
A educadora, que atua em parceria com a professora de Projeto de Vida, Maria Joseny de Lima Medeiros Assis, acredita que são necessárias intervenções pedagógicas que promovam estratégias capazes de favorecer o bem-estar psicológico, beneficiando a saúde física e mental, além do desenvolvimento saudável dos adolescentes.
As ações do projeto alcançam também estudantes com deficiências, promovendo uma atuação inclusiva. Para a professora, psicopedagoga e neuropsicopedagoga Sineide Lacerda, na escola regular, o uso de metodologias ativas é um grande aliado para o desenvolvimento integral do estudante. A escola inclusiva contempla todos os aspectos que desenvolvem a cognição, pois desperta a necessidade de todos abraçarem a causa maior da educação: a convicção de que somos seres cognoscentes.
Para a gestora Kaliane Morais de Lucena Martins, a preocupação com a saúde emocional dos discentes deve ser uma prioridade. A escola, como espaço de desenvolvimento e socialização, tem grande responsabilidade na promoção do bem-estar emocional dos estudantes, e os professores devem desenvolver projetos voltados ao fortalecimento socioemocional dos mesmos.
As atividades da Oficina de Teatro fazem parte das metodologias ativas, que estimulam a criatividade e a imaginação dos estudantes, desenvolvendo habilidades socioemocionais por meio de jogos teatrais, expressão de sentimentos e emoções, e situações-problema, para que eles explorem dificuldades e encontrem soluções. Os estudantes aprovaram a ação, demonstrando protagonismo enquanto participavam ativamente como sujeitos atuantes no próprio processo de aprendizagem.
Por Assessoria
Mín. 20° Máx. 34°