
Aconteceu na manhã do dia 30 de julho de 2025, na Escola Estadual Coriolano de Medeiros, uma Oficina de Teatro Pedagógico com a professora e também diretora teatral Sandra Nascimento, como parte das ações do projeto que concorre ao prêmio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, “Professor Nota 1000”.
O projeto, intitulado “Educação emocional na prática: estudantes gerenciando comportamentos e emoções de forma autônoma”, tem como objetivo principal o desenvolvimento e o fortalecimento da saúde emocional dos estudantes, bem como da autoconfiança e do gerenciamento das emoções, por meio da educação emocional.
A educadora, que atua em parceria com a professora de Projeto de Vida, Maria Joseny de Lima Medeiros Assis, acredita que são necessárias intervenções pedagógicas que promovam estratégias capazes de favorecer o bem-estar psicológico, beneficiando a saúde física e mental, além do desenvolvimento saudável dos adolescentes.
As ações do projeto alcançam também estudantes com deficiências, promovendo uma atuação inclusiva. Para a professora, psicopedagoga e neuropsicopedagoga Sineide Lacerda, na escola regular, o uso de metodologias ativas é um grande aliado para o desenvolvimento integral do estudante. A escola inclusiva contempla todos os aspectos que desenvolvem a cognição, pois desperta a necessidade de todos abraçarem a causa maior da educação: a convicção de que somos seres cognoscentes.
Para a gestora Kaliane Morais de Lucena Martins, a preocupação com a saúde emocional dos discentes deve ser uma prioridade. A escola, como espaço de desenvolvimento e socialização, tem grande responsabilidade na promoção do bem-estar emocional dos estudantes, e os professores devem desenvolver projetos voltados ao fortalecimento socioemocional dos mesmos.
As atividades da Oficina de Teatro fazem parte das metodologias ativas, que estimulam a criatividade e a imaginação dos estudantes, desenvolvendo habilidades socioemocionais por meio de jogos teatrais, expressão de sentimentos e emoções, e situações-problema, para que eles explorem dificuldades e encontrem soluções. Os estudantes aprovaram a ação, demonstrando protagonismo enquanto participavam ativamente como sujeitos atuantes no próprio processo de aprendizagem.
Por Assessoria




















Matrículas Prazo para confirmação presencial de matrículas da rede estadual de ensino da PB termina nesta sexta (30)
Graduação Novos alunos de Engenharia Civil podem ter 60% de desconto no Unifip
CORTE DE VERBAS UFPB sofre novo corte de R$ 14,3 milhões e alerta para impactos no funcionamento em 2026 Mín. 23° Máx. 37°