
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) julgou irregular o procedimento de credenciamento nº 003/2025, realizado pela Prefeitura de Patos para contratação de microempreendedores individuais (MEIs) na função de cuidadores vinculados à Secretaria Municipal de Educação. A decisão foi tomada durante sessão realizada na última quinta-feira (28).
No processo, de relatoria do conselheiro Antonio Gomes, ficou constatado que o município não apresentou justificativa plausível para a adoção do modelo de credenciamento, quando a forma regular seria concurso público ou processo seletivo simplificado. Também foram apontadas falhas como ausência de pesquisa de mercado, indícios de “pejotização” e descumprimento de determinações anteriores da Corte sobre contratações via MEI.
Em seu voto, o conselheiro Nominando Diniz ressaltou que a Prefeitura de Patos terá o prazo de 90 dias para regulamentar a lei municipal utilizada como base para o credenciamento. Ele citou precedente envolvendo o município de Picuí, que enfrentou situação semelhante.
“O município precisa, no prazo de 90 dias, regulamentar a legislação que embasou essas contratações, para que não se repita um modelo irregular de credenciamento, em descompasso com a lei nacional de licitações”, destacou Nominando Diniz.
A Câmara de Vereadores de Cuitegi (exercício de 2024) e o Instituto Municipal de Previdência de Diamante (2023, com ressalvas) tiveram suas contas aprovadas, na manhã desta quinta-feira (28), pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado, organismo sob a presidência do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho. Ao gestor do Departamento de Estradas de Rodagem Carlos Pereira de Carvalho E Silva foi concedido o prazo de 60 dias para apresentação de documentação necessária à análise da execução de obras atinentes à implantação e pavimentação de trecho da Rodovia PB-036, objeto do Processo nº 0551/23, levado, na ocasião, a julgamento.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos tem 30 dias de prazo para encaminhamento de planilha de custo, ou documentos equivalentes, relacionados à licitação para contratação de empresa encarregada da atualização do design executivo, fornecimento e instalação de equipamentos de automação, incluindo a construção do Centro de Controle Operacional, no Sistema Integrado de Abastecimento d´Água de João Pessoa (Processo nº 07402/23).
Conforme voto do relator Renato Sérgio Santiago Melo, a 1ª Câmara do TCE entendeu pela procedência parcial de denúncia acerca de máculas na Concorrência nº 03/2024, da Prefeitura de Tavares, para construção de pequenos açudes na zona rural do município (Processo nº 04651/24). A licitação da Emlur para contratação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em vias e logradouros de João Pessoa teve o exame adiado a pedido da defesa, conforme comunicado do conselheiro Fernando Catão que tinha vistas ao processo inscrito na pauta dos julgamentos.
A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba é integrada pelos conselheiros Antônio Gomes Vieira Filho (presidente), Nominando Diniz, Fernando Catão e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.
Patos Online
Com Ascom/TCE-PB
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Outubro Rosa Mastologista Ana Rita Guedes reforça importância da prevenção ao câncer de mama no Hospital do Bem
UPA Médico da UPA do Jatobá alerta para a baixa umidade do ar e o risco de problemas respiratórios em Patos
Vazamento de gás Incêndio é registrado em residência no bairro Monte Castelo, em Patos; vazamento em botijão de gás pode ter provocado as chamas
Mín. 22° Máx. 35°