Terça, 02 de Setembro de 2025
Banner Psique
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Luiz Severo
Regional SECA!

Mais da metade dos municípios da Paraíba sofrem com a estiagem e estão em situação de emergência

Dados foram obtidos pelo Jornal Hoje junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Governo Federal.

02/09/2025 às 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Mais da metade dos municípios da Paraíba sofrem com a estiagem e estão em situação de emergência. Os dados foram obtidos pelo Jornal Hoje junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Governo Federal, e evidenciam uma realidade difícil para milhares de paraibanos.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

De acordo com o MIDR, 115 cidades da Paraíba estão em situação de emergência. Como consequência disso, comunidades mais distantes da zona urbana dependem de carro pipa para abastecimento em 112 municípios no estado, segundo o Exército.

Em muitas propriedades, as cisternas e caixas d'água garantem água para beber, mas os animais sofrem.

"A gente faz até empréstimo no banco, pra comprar as caixas. Porque é difícil. Pouca água... Principalmente para o gado, né?", relatou a agricultora Gilvanete Medeiros.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Em São José de Espinharas, no Sertão paraibano, poços com mais de 100 metros de água já foram cavados e os reservatórios são grandes. Apesar disso, segundo os moradores, o subsolo não tem água.

Por conta da estiagem, os agricultores e produtores da região têm sofrido prejuízos. Vários deles relatam, inclusive, que plantaram alimentos como milho mas não chegaram a colher. Comerciantes também observam uma alta nos preços das mercadorias e do valor do frete.

"Mercadoria vem tudo da Bahia, de Petrolina, então paga frete, tudo fica mais caro. Enquanto tiver seco vai ser assim", disse Querubina Nóbrega de Sousa, comerciante.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Já no Agreste paraibano, os mercados e feiras também sentem a alta nos preços em virtude da estiagem. Em Campina Grande, segunda maior cidade do estado, está difícil encontrar maracujá, e quando se encontra é num preço bem mais alto que o normal. Os restaurantes da cidade também sentem os prejuízos, que acabam provocando um aumento nos preços de pratos típicos

"Nós trabalhamos com feijão verde e essa mudança pra gente praticamente não impacta porque a gente trabalha com contratos anuais com os fornecedores. Temos uma projeção de trabalho para o ano todo, mas outros estabelecimentos que trabalham com a compra diária, a penalidade é muito grande", explicou Marcílio Jonatas, gerente de restaurante.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que as cidades em situação de emergência podem solicitar recursos para ações da Defesa Civil, como compra de água mineral e cestas básicas.

Fonte: g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São José de Espinharas - PB
São José de Espinharas - PB
Sobre o município São José de Espinharas, município da Paraíba, se localiza na Região Geográfica Imediata de Patos, integrando também a Região Metropolitana de Patos. Com uma população de cerca de 4.635 habitantes em 2017, o município possui uma vasta área de 726 km². A cidade se destaca pela sua história que começou no século XIX e tem uma economia baseada principalmente na agricultura e na pecuária, enfrentando desafios como a irregularidade das chuvas e processos de desertificação.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Qua 35°C 21°C
Qui 33°C 20°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras