
Durante audiência realizada em Patos-PB sobre a situação dos motoristas de aplicativo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Patos, ressaltou a importância da regulamentação municipal da atividade. Ele frisou que o processo não tem caráter proibitivo, mas busca assegurar organização, proteção aos trabalhadores, aos cidadãos e também ao poder público.
“A regulamentação não é para proibir, é para organizar e proteger. Agora, proteger quem? Seja vocês, proteger o cidadão, proteger a prefeitura também. Quando eu falo prefeitura, estou falando do órgão público, não é defesa da prefeitura. Mas, da mesma forma que se pagam tributos e tarifas os mototaxistas e taxistas, se coloca uma verificação de pagamento de tarifa, mas seja um valor justo para que vocês possam trabalhar. Mas tem que ter regulamentação”, declarou.
O presidente da OAB Patos destacou ainda que, sem uma lei específica, os motoristas ficam expostos à insegurança jurídica, podendo ser penalizados injustamente.
“Muito se falou aqui da situação de multas aplicadas a vocês. Vocês não têm segurança jurídica e, muitas vezes, o trabalho é tratado como se fosse criminalizado. A regulamentação é importante para deixar clara essa situação”, acrescentou.
Na ocasião, ele citou um processo judicial em andamento que envolve a discussão sobre os aplicativos na cidade.
“Como o Paulinho bem pontuou, temos um processo 08-06-053-56-2024-815-0251, que o presidente do sindicato dos mototaxistas colocou aqui. No primeiro grau já encerrou, está em segundo grau para análise. Mas é necessário regulamentar. A lei federal não proíbe que vocês trabalhem, mas requer, exige que o município faça a regulamentação”, explicou.
Por fim, reforçou que o objetivo da medida é dar segurança jurídica e condições mais justas de trabalho aos motoristas de aplicativo.
IF Sertão SINASEFE critica forma de criação do IF Sertão Paraibano, alega falta de diálogo com a comunidade acadêmica e pede suspensão do projeto de lei
Balanço Hospital Regional de Patos registra 267 atendimentos e 22 cirurgias no fim de semana
Denúncia Moradora da zona rural de Patos denuncia demora no abastecimento de água por carro-pipa da prefeitura
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado Mín. 22° Máx. 37°