
A juíza eleitoral da 65ª Zona Eleitoral, Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “Agora é a Vez do Povo” (PODE e Federação PSDB-Cidadania) contra Paulo Rogério de Lira Campos, ex-prefeito de Cacimba de Areia, e os candidatos eleitos Heitor Carneiro de Lira Campos e Camila Maria Carneiro Campos Moura, referentes às eleições municipais de 2024.
A ação apontava suposto abuso de poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio e gastos irregulares de recursos públicos, especialmente relacionados ao aumento de despesas assistenciais classificadas como "auxílios financeiros à pessoa física", além de contratações em período vedado. A coligação pedia a cassação dos registros de candidatura, declaração de inelegibilidade, aplicação de multas e quebra de sigilos.
Os investigados apresentaram defesa argumentando que os auxílios foram concedidos com base na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e em legislações municipais, visando atender famílias em situação de vulnerabilidade. Também negaram qualquer vinculação dos benefícios à obtenção de votos, destacando que as transferências eleitorais mencionadas não guardam relação com a concessão dos auxílios.
Na decisão, publicada nesta segunda-feira (29), a magistrada destacou que, embora tenham sido identificados indícios de irregularidades administrativas, não houve comprovação robusta de que os benefícios ou contratações tiveram finalidade eleitoral.
Segundo a sentença, o conjunto de provas não foi suficiente para demonstrar a ocorrência de abuso de poder político ou econômico, nem para justificar a cassação de mandatos ou inelegibilidade dos investigados.
“Não se admite a presunção do abuso, mesmo diante de eventual gravidade ou irregularidade administrativa. Para que se configure ilícito eleitoral, é indispensável prova inconteste e contundente da intenção de desequilibrar o pleito”, ressaltou a juíza.
Com isso, a ação foi julgada improcedente, preservando a validade dos votos obtidos pelos investigados nas eleições de 2024.
As partes foram intimadas e poderão recorrer da decisão no prazo de três dias, conforme o Código Eleitoral.
Por Patos Online
ÔNIBUS ESCOLAR Prefeito Heitor Campos entrega novo ônibus escolar para estudantes de Cacimba de Areia
CACIMBA FOLIA Cacimba Folia promete movimentar Cacimba de Areia com quatro dias de festa e grandes atrações
Matrícolas abertas Cacimba de Areia abre matrículas para o ano letivo de 2026 na rede municipa
Emancipação Política População de Cacimba de Areia lota o Cirandeiro Clube para festejar os 64 anos de Emancipação Política do Município
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Como parte da programação dos 64 anos, Cacimba de Areia realizará a 1ª Corrida da Emancipação nesta terça-feira (30)
Festa de Emancipação Prefeito Heitor Campos parabeniza Cacimba de Areia pelos 64 de Emancipação Política
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
Emancipação Política Aniversário: Prefeitura de Cacimba de Areia divulga programação da festa de Emancipação Política na cidade
Obras Obras da ponte sobre o Rio da Farinha, em Cacimba de Areia, são retomadas Mín. 23° Máx. 33°