
A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, segundo informações divulgadas neste domingo (5) pela direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda. O paciente deu entrada na unidade apresentando sintomas compatíveis com intoxicação após relatar ter ingerido uma bebida alcoólica identificada como “vodka”.
De acordo com a nota oficial, assinada pela diretora Tássia Rangel, poucas horas após o consumo, o homem começou a apresentar forte dor de cabeça, dor abdominal e visão turva, procurando atendimento de urgência na UPA. A equipe médica iniciou o protocolo de atendimento para intoxicação por metanol e acionou a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.
Ainda conforme o relato do paciente, a bebida teria sido trazida de Pernambuco por um conhecido. O homem afirmou que esse mesmo indivíduo também consumiu o produto e estaria internado em estado grave e inconsciente em um hospital pernambucano.
No entanto, em nota complementar, a direção da UPA informou que, após investigação articulada entre as Secretarias de Saúde da Paraíba e de Pernambuco, não foi encontrado nenhum registro de paciente com as características descritas pelo homem atendido em Patos.
O paciente foi transferido para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, onde segue internado para acompanhamento e continuidade das investigações. A equipe médica ainda aguarda resultados laboratoriais que possam confirmar a presença de metanol no organismo.
A direção da UPA Dr. Otávio Pires alertou a população sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, reforçando a importância de adquirir produtos apenas de fontes seguras e registradas junto aos órgãos de fiscalização.
O Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro para obter mais informações sobre o estado de saúde do paciente. Segundo o diretor-técnico, Dr. Pedro Augusto, o paciente segue evoluindo positivamente, consciente e orientado, com melhora dos sintomas relatados, que também podem estar relacionados ao próprio efeito do álcool no corpo. No momento, a equipe médica aguarda o resultado dos exames para detalhamendo do caso.
CONFIRA ABAIXO A NOTA EMITIDA PELA DIREÇÃO DA UPA:
NOTA COMPLEMENTAR
Caso suspeito de intoxicação por metanol em Patos
A direção da UPA Dr. Otávio Pires vem a público complementar as informações sobre o caso suspeito de intoxicação por metanol registrado na unidade.
Após o atendimento do paciente, que relatou ter ingerido uma bebida alcoólica tipo “vodka” no município de Patos e informado que um amigo estaria internado em estado grave no Estado de Pernambuco, a equipe da UPA adotou todas as condutas clínicas e notificou a Vigilância Sanitária Municipal.
Em seguida, a Vigilância em saúde do município, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou investigação articulada com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Após a apuração, foi verificado que não existe registro de nenhum paciente com as características mencionadas pelo indivíduo atendido na UPA em unidades de saúde de Pernambuco.
O paciente que deu entrada na UPA Dr. Otávio Pires encontra-se agora no hospital regional de Patos, para cuidados necessários e continuidade da investigação.
O caso ocorre em meio à preocupação nacional com o aumento de intoxicações por metanol no país. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registradas 195 notificações em todo o Brasil, com 14 casos confirmados em laboratório e duas mortes em São Paulo.
Na Paraíba, o primeiro óbito confirmado por suspeita de ingestão de bebida alcoólica adulterada foi registrado neste sábado (4), em Campina Grande. A vítima foi identificada como Francisco Rariel Dantas da Silva, de 32 anos, natural de Baraúna, que não resistiu após apresentar quadro clínico grave de intoxicação.
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) instituiu um Grupo de Trabalho Interdisciplinar com a participação da Agevisa, Procon Estadual, Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica (IPC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX-JP), com o objetivo de fortalecer as ações de fiscalização e monitoramento de possíveis bebidas adulteradas no estado.
Por Patos Online
Pesquisa de preços Procon/Patos verifica redução de -1,87%, no pagamento de à vista, no gás de cozinha P-13
Legislação Vereadora Fátima Bocão apresenta projeto de lei que concede isenção ou desconto da taxa de inscrição para doadores de sangue e de medula óssea em corridas de rua e provas esportivas
Pedido de ajuda Pai patoense busca localizar filho que vive em Brasília e faz apelo emocionado
Reinauguração Centro de Cultura Amaury de Carvalho volta a abrir as portas com presença de ativistas culturais
Adoção responsável Projeto Amparar Animal promove feirinha de adoção neste sábado na Alça Sudeste, em Patos
Fora de realidade Meteorologista comenta sobre termômetros instalados em ruas de Patos e afirma que equipamentos apresentam temperaturas fora da realidade
Tributação Proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada no Senado
Vazamento Vazamento em caixa d’água da Cagepa causa preocupação entre moradores do Luar de Angelita e do Carmem Leda; Cagepa diz que reparo já foi realizado
Censo 2022 Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns em Patos, segundo levantamento do IBGE Mín. 22° Máx. 37°