
Durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Patos aprovou, em primeira votação, uma proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que altera o parágrafo segundo do artigo 21, ampliando as possibilidades de afastamento temporário dos vereadores.
Com a mudança, os parlamentares poderão se licenciar do mandato para assumir cargos em secretarias e autarquias estaduais ou federais, sem perder a função legislativa. Até então, essa possibilidade era restrita apenas a cargos no âmbito municipal — o que fazia com que qualquer nomeação em esfera estadual ou federal implicasse na perda do mandato.
A proposta ainda passará por segunda votação, prevista para a próxima terça-feira (21 de outubro). Caso seja novamente aprovada, a emenda passará a valer oficialmente, trazendo novos reflexos no cenário político patoense.
A aprovação da proposta foi recebida com entusiasmo por suplentes da Câmara, que veem na mudança uma nova oportunidade de assumir mandatos. Com todas as secretarias municipais atualmente preenchidas, as nomeações para funções estaduais ou federais podem abrir espaço para que suplentes ocupem temporariamente cadeiras no Legislativo.
Atualmente, o Republicanos, partido com maior bancada na Câmara (oito vereadores), é o que menos teve parlamentares contemplados com cargos. Apenas Galeguinho da Van assumiu uma vaga, substituindo Sales Júnior, hoje chefe de gabinete do prefeito Nabor Wanderley. Outros nomes, como Dra. Perla Gadelha e Damião da STTRANS, seguem aguardando oportunidades.
Já o PSB tem se destacado nas movimentações recentes. A suplente Nega Fofa assumiu o lugar de Willa da Farmácia, enquanto Samuel Pinto ocupa a vaga deixada por Marcos César, atual secretário de Articulação Política.
Entre as especulações políticas, a vereadora Brenna Nóbrega, a mais votada nas últimas eleições, é cogitada para integrar o governo estadual. Brenna confirmou a possibilidade, mas destacou que a decisão não seria imediata e deve ser tomada após diálogo com o governador João Azevêdo e o prefeito Nabor Wanderley. Caso a saída dela se concretize, o ex-vereador Nandinho, atual suplente, assumiria o mandato.
A proposta marca um momento de reorganização política e ampliação de possibilidades de atuação pública, com potenciais impactos tanto na representatividade parlamentar quanto na composição das bancadas partidárias nos próximos meses.
Por Patos Online
ELEIÇÕES 2026 Prazo para credenciamento de entrega de mídias da propaganda eleitoral termina nesta quarta-feira (26)
ELEIÇÕES 2026 Em Patos, Ricardo Coutinho destaca apoio popular e feitos de seus governos em campanha à Câmara Federal: “O povo tem gratidão”
ELEIÇÕES 2026 Lula lidera com 50% das intenções de voto na Paraíba, aponta Quaest; Flávio Bolsonaro tem 21%
ELEIÇÕES 2026 Quaest: João Azevêdo lidera corrida ao Senado na Paraíba com 27%; Veneziano tem 17%; Nabor, 9%; e Queiroga, 6%
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa Quaest: Lucas Ribeiro lidera disputa pelo Governo da Paraíba com 38%; Cícero e Efraim aparecem empatados tecnicamente
POLÍTICA Debate na TV Master esquenta e Nabor e Veneziano trocam acusações sobre Patos e Campina Grande
ELEIÇÕES 2026 Hugo Motta reage a críticas de Veneziano e diz que senador usa influência do irmão no TCU para “coagir prefeitos”
ELEIÇÕES 2026 Sorteio define ordem de entrevistas com candidatos ao Senado pelo Patos Online e Revista dos Municípios, da Rádio Espinharas
ESPORTES Mais de R$ 1 milhão no esporte: Areia de Baraúnas acelera obras e vive momento histórico de investimentos Mín. 19° Máx. 33°