
Durante entrevista ao jornal Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM, na última sexta-feira (28), o Major Carneiro, comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ª CIA/3º BPM), fez um forte alerta aos pais sobre a responsabilidade direta e intransferível na educação e formação dos filhos, destacando os riscos da dependência tecnológica, da negligência parental e da falta de imposição de limites dentro de casa.
Em sua fala, o comandante chamou atenção para o vício da sociedade no uso do celular. Segundo ele, basta uma instabilidade nos dados móveis para que muitas pessoas fiquem desnorteadas. “Nós somos viciados em celular. Uma vez que caíram os dados, a gente ficou maluco, sem saber o que fazer. Isso é uma realidade”, afirmou.
O major também criticou duramente o comportamento de pais que não sabem com quem os filhos andam, onde estão, quem são seus amigos e professores. Segundo ele, há uma tendência crescente de delegar a responsabilidade da criação a terceiros, apenas para obter “um minuto de paz”.
Como exemplo, citou um caso ocorrido nos Estados Unidos, onde, durante uma festa do pijama, um homem dopou crianças para tentar abusar delas. “Os pais confiam demais. Não façam isso. Os filhos são responsabilidade de vocês”, destacou.
Na avaliação do comandante, a educação não é tarefa exclusiva da escola, nem a imposição de limites é papel da polícia. “A polícia só vai fazer cumprir as leis. As regras educacionais começam dentro de casa”, reforçou.
Ele orientou que os pais acompanhem o que os filhos fazem no celular, com quem conversam na internet e no WhatsApp, além de conhecerem os amigos e os professores. “Tem pai que não sabe nada da vida do filho, e isso é inadmissível”, pontuou.
Segundo o oficial, quando o jovem acaba se envolvendo em situações de violência ou criminalidade, muitos pais questionam onde erraram. “A pergunta certa não é ‘onde eu errei’, mas ‘onde eu venho errando’. É a omissão do papel de pai e mãe”, afirmou.
Outro ponto destacado por Carneiro foi a importância de dizer ‘não’ aos filhos. Ele criticou pais que tentam dar aos filhos tudo o que não tiveram na infância, mas esquecem de impor limites. “Você está aleijando emocionalmente a criança. Os ‘nãos’ também educam”, disse.
Para o comandante, a ausência de frustrações na infância faz com que muitos jovens não saibam lidar com rejeições na vida adulta. “Quando recebe um ‘não’ num relacionamento, acha que é o fim do mundo. Essa construção emocional era para ter sido feita lá atrás”, alertou.
O Major Carneiro fez um apelo direto: “Assumam a carapuça de pai e de mãe. Vocês são responsáveis. Tomem a responsabilidade para si. Amor não é só dar coisas, é orientar, acompanhar e impor limites”.
A mensagem, segundo ele, é essencial para a construção de uma sociedade mais saudável, segura e emocionalmente equilibrada.
Confira no vídeo abaixo:
Por Patos Online
Moto roubada Casal é rendido por assaltante armado e tem moto roubada no bairro Monte Castelo, em Patos
Ameaça Homem é baleado por policial de folga após ameaçar moradores com faca e danificar carro no bairro Vila Cavalcante, em Patos
Acidente Ambulância de Bonito de Santa Fé tomba após colisão com jumento na PB-400
Curso de Formação 3º BPM dá início às aulas de nova turma do Curso de Formação de Soldados em Patos
Corpo encontrado Dois corpos desmembrados são encontrados em área de mata, em João Pessoa
Tráfico de drogas ROTAM apreende drogas, dinheiro e celulares durante ação em Cajazeiras
Moto recuperada Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela PM durante policiamento em São José do Sabugi
SEGURANÇA Major Carneiro fala sobre esquema especial de segurança para final da Libertadores em Patos
Tráfico de drogas Polícia apreende armas e grande quantidade de drogas em operação no município de São Mamede Mín. 22° Máx. 36°