
O Ministério Público da Paraíba, por meio do 42º Promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições na tutela do Meio Ambiente e do Patrimônio Social, Edmilson de Campos Leite Filho, instaurou Notícia de Fato para acompanhar as medidas adotadas pelos órgãos competentes relacionadas ao episódio ocorrido na Bica.
A NF foi instaurada ainda neste domingo (30/11), data em que o jovem de 19 anos, com transtornos mentais, Gerson de Melo Machado, foi morto pela leoa Leona no Parque Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, na Capital. De acordo com a prefeitura, que administra o local, e vídeos que registraram o ocorrido, o rapaz escalou uma parede, passou pela grade de proteção e desceu para o ambiente do animal por uma árvore. O Parque estava aberto aos visitantes no momento do ataque.
Para instaurar o procedimento, o promotor de Justiça levou em consideração o dever do Ministério Público de zelar pela efetividade das políticas públicas ambientais, pelo bem-estar da fauna e pelo cumprimento das normas de segurança e manejo previstas na legislação ambiental. Considerou também a repercussão social e ambiental do fato, bem como a necessidade de avaliar, sob a perspectiva da tutela coletiva, as providências adotadas pelo Poder Público municipal no tocante ao manejo da fauna sob sua guarda.
Na NF, o Ministério Público determina que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam/JP) seja oficiada para informar no prazo de 15 dias, quais providências foram adotadas após o ocorrido, especificando eventuais procedimentos administrativos, vistorias, avaliações técnicas ou medidas de reforço de segurança relacionadas ao Parque Arruda Câmara.
No mesmo prazo, a direção do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica, deve esclarecer as providências adotadas em razão dos recentes acontecimentos, inclusive no tocante ao manejo e à proteção da leoa. O Ministério Público quer saber: se o parque mantém e observa integralmente os padrões técnicos de segurança aplicáveis ao recinto e ao manejo de fauna silvestre em cativeiro; se foram realizados exames médico-veterinários completos na leoa, antes e após o fato, com vistas à manutenção da higidez física e comportamental do animal, juntando, se houver, relatórios médicos, exames laboratoriais, registros de comportamento ou protocolos de avaliação pós-ocorrência; e quais medidas de manejo, bem-estar e enriquecimento ambiental foram adotadas ou reforçadas após o fato.
“Estamos atentos e vigilantes para o caso, devendo dizer que outras medidas podem ser tomadas no futuro, caso o Ministério Público entenda necessárias, notadamente aquelas que digam respeito à segurança do próprio animal e da população que frequenta o ambiente”, concluiu o promotor Edmilson de Campos Leite Filho.
Saúde Mental
O MPPB também vem atuando para cobrar do poder público a estruturação e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial no município de João Pessoa e no Estado da Paraíba, com destaque para a implementação de serviços, como as Residências Terapêuticas para pessoas com transtornos mentais graves que não têm suporte social ou familiar. O objetivo é garantir a dignidade dessas pessoas e assegurar a elas o direito ao atendimento profissional qualificado, humanizado e multiprofissional no SUS.
Por Ascom/MPPB
Agressão Filha sob efeito de drogas agride a própria mãe com pedaço de madeira na zona sul de Cajazeiras
Tentativa frustrada Polícia Civil frustra ação de assaltantes que tentavam explodir cofre de supermercado, e três criminosos morrem em confronto
Prisão PRF recupera moto com chassi suprimido e detém condutor que se passou pelo irmão, em Patos
Homicídio Adolescente de 16 anos é morto a tiros na noite deste domingo (30) no bairro Monte Castelo, em Patos
Prisão Suspeitos de matarem cabeleireiro encontrado amarrado dentro de casa em SP são presos no Sertão da Paraíba
Acidente fatal Casal morre e filha de 4 anos fica ferida após colisão com animal solto na PB-366, em Coremas
Embriaguez PRF prende motorista inabilitado por embriaguez e remove caminhão irregular na BR-230, em São Mamede
Acompanhamento Direção do Parque da Bica afirma que leoa não será sacrificada; animal tem 19 anos e nasceu em zoológico
Combate ao crime Major Carneiro faz balanço das operações policiais e do combate às facções em Santa Luzia e no Vale do Sabugi; confira Mín. 23° Máx. 36°