Segunda, 09 de Junho de 2025
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
UNIFIP
Banner Dra Monnara
Banner Hmais Onco
Coolab Creative
Gerais Gerais

Serviços da Fundação PB Saúde devem ser iniciados em abril. Hospitais de Patos serão incorporados até o mês de agosto

02/03/2020 às 17h06
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com informações, Clickpb
Compartilhe:

Os serviços da Fundação PB Saúde nos hospitais da Paraíba, deverão ser iniciados na Paraíba no mês de abril, segundo a última publicação do Diário Oficial do Estado, por meio do Decreto Nº 40.096 e o Estatuto que criam a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, entidade que funcionará no Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) na Av. São Paulo, bairro dos Estados, em João Pessoa-PB.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ainda de acordo com o decreto, a Fundação terá como objetivo permitir o encerramento escalonado dos mais de 7.200 vínculos de servidores codificados na Saúde, permitindo a contratação de funcionários e servidores por meio de concurso público e Processo Seletivo Simplificado. 

A primeira unidade incorporada ao novo modelo de gestão será o Hospital Geral de Mamanguape, enquanto que para o mês de agosto, estão previstas as incorporações do Complexo Hospitalar Deputado Janduy Carneiro e da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, além do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, do Hospital Metropolitano Dom José Maira Pires, em Santa Rita e do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. 

Continua após a publicidade
Coolab Creative

O Decreto prevê que será uma “fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, entidade não dependente, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), na forma da lei Complementar Estadual Nº 157, de 17 de fevereiro, de 2020”. O Estatuto, por sua vez, destaca que a “PB Saúde integra o SUS como entidade da administração indireta vinculada à SES”.

de acordo com o secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a Fundação já existe em alguns estados brasileiros, com bastante êxito. “A Fundação permitirá uma maior agilidade no atendimento à sociedade paraibana. A diferença entre o modelo de gestão própria e a Fundação é que o primeiro é lento, burocrático e tende a obedecer a prazos, trâmites e recursos. Às vezes, demora de 10 meses a um ano para consertar um aparelho, comprar medicamento e insumos. Com a Fundação, esses processos serão mais ágeis”, ponderou. 

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

De acordo com o Decreto, a PB Saúde será dotada de autonomias administrativa, financeira, patrimonial e gerencial, com quadro de pessoal próprio e estrutura organizacional; o patrimônio inicial da PB Saúde será constituído dos bens móveis e imóveis, sendo o aporte inicial de R$ 20 milhões, que será realizado até 31 de dezembro de 2020 e ainda observa que as despesas administrativas, diretas ou indiretas, pela SES, serão ressarcidas pela Fundação. 

De acordo com o Estatuto, a PB Saúde terá como finalidade assegurar a defesa do interesse da população na garantia de seu direito à saúde. Para a realização desta finalidade, compete à Fundação, apoiar, recrutar ou capacitar o pessoal de saúde dos órgãos e entidades públicas e privadas que integrem e participem do SUS; desenvolver atividades de pesquisa e inovação em saúde, servindo como campo de prática; fazer parcerias com agências e instituições nacionais e internacionais, que fomentem o desenvolvimento do SUS paraibano, entre outros. 

A PB Saúde será regida pelo Conselho de Administração, formado pelos secretários de Estado da Saúde; da Administração; Planejamento, Orçamento e Gestão e de Fazenda; Procurador Geral do Estado; Superintendente da PB Saúde (membro da Direção Superior da Fundação); um representante indicado pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da PB – Cosems e um representante indicado pelo Conselho Estadual de Saúde. O Conselho de Administração terá como presidente o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. 

Patosonline.com

Com informações, Clickpb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 36°C 19°C
Sex 35°C 21°C
Sáb 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras