A saída do prefeito afastado de Patos, Dinaldinho Wanderley Filho, do seu antigo partido PSDB, para ingresso no MDB, mexeu com a política local e ainda levantou uma gama de especulações no tocante às pretensões de Dinaldinho, como é mais conhecido em Patos.
O anuncio foi feito pelo próprio Dinaldinho, na tarde de ontem, quarta-feira (01), através de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.
Diante da confirmação, o portal de notícias Patosonline.com, buscou saber sobre a possibilidade do prefeito afastado vir a se lançar como pré candidato na eleição deste ano.
Para isso, nossa reportagem entrou em contato com o advogado patoense, Gustavo Aquino, bastante conhecedor da política local e também do tema referente a esta matéria.
Indagado sobre esta possibilidade, Gustavo informou que não há nenhum impedimento jurídico para o registro da candidatura dele (Dinaldinho).
E detalhou:
“A incidência de inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/90, demanda situações como contas reprovadas pelo TCE, confirmada pela Câmara Municipal, condenação judicial, transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado (Tribunal), na qual se imponha a penalidade de suspensão dos direitos políticos. E pelo que se sabe, ele não está com seus direitos políticos, de votar e ser votado, suspensos. E nem teve contas reprovadas”, explicou Gustavo.
Portanto, Gustavo Aquino considerou que não havendo a suspensão citada, o prefeito afastado Dinaldinho Wanderley Filho, pode se lançar como pré candidato, caso queira.
É importante lembrar que o advogado falou como internauta do Patosonline.com e não como advogado do prefeito afastado, cargo que ele não exerce.
Ainda sobre a filiação ao MDB
Segundo Dinaldinho, o convite foi feito pelo senador José Maranhão, presidente estadual do MDB. Ele declarou que pretende fortalecer a legenda em Patos para as eleições deste ano.
Já o senador José Maranhão comemorou a chegada do novo filiado, demonstrando satisfação com o ingresso do ex-Deputado e Prefeito de Patos, Dinaldinho, para reforçar as fileiras do partido, como mesmo disse à imprensa estadual e local.
Matéria por Patosonline.com
Eleições 2026 Pollyanna Werton se filia ao Progressistas e confirma pré-candidatura a deputada federal
De volta! Vereador Marco Cesar confirma retorno à Câmara de Patos após exoneração da Secretaria de Articulação Política
Sucessão Jacob Souto terá quase dois anos e nove meses de mandato e mais de dois anos e meio para viabilizar seu nome para 2028
Eleições 2026 Eleições 2026: veja as principais datas do calendário eleitoral
Eleições 2026 Lucas Ribeiro diz que escolha de vice será definida após janela partidária e prioriza nome comprometido com a Paraíba
ASSISTÊNCIA SOCIAL São José do Bonfim mais uma vez distribui cestas de jejum da Semana Santa
Eleições 2026 Hugo Motta defende construção gradual de vice na chapa com Lucas Ribeiro e diz que escolha será debatida com aliados
Transição Lucas Ribeiro destaca legado de Nabor e demonstra confiança em Jacob
Sem mudanças Jacob Souto sinaliza continuidade na gestão e diz que mudanças no secretariado serão pontuais, se necessárias: “Time que ganha não se mexe” Mín. 22° Máx. 34°