Por meio de entrevista concedida por Emanuel Escarião, presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular (UP), no programa Polêmica, na última quinta-feira, dia 21, da Rádio Espinharas FM, foi demonstrada a posição do partido que, inicialmente, avaliou como positivo que o prefeito interino Ivanes Lacerda edite decretos que restrinjam a circulação de pessoas, pois age conforme a orientação da ciência.
No entanto, a avaliação segue afirmando que edição de decreto por si só não basta. O prefeito deve fazer cumprir integralmente o decreto, por meio de fiscalização rígida, contando para isso com parcerias de instituições como a STtrans, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Guarda Municipal e servidores da saúde do Município.
Sobre a possibilidade de lockdown, o partido disse que, mesmo reconhecendo o preocupante cenário de contaminação na cidade, é difícil defender medida tão rígida quando não se sabe sequer quais os reais efeitos gerados pelo adequado cumprimento do decreto, haja vista a falta de fiscalização não permitir essa condição.
O partido cobrou total transparência por parte do prefeito Ivanes, no seguinte sentido: apresentação de plano de ação para combater a pandemia e demonstrar como será executado tal plano; manter a sociedade atualizada quanto à receita disponível para o combate à pandemia, quanto a cidade receberá e qual o destino exato dos recursos públicos.
A UP ainda criticou a postura centralizadora do prefeito Ivanes, alegando que isso tem prejudicado a gestão pública. Tal postura existe mesmo antes da pandemia, e tem refletido negativamente neste momento tão difícil. Defendeu que o prefeito precisa descentralizar a gestão e dar autonomia administrativa à sua equipe.
A cidade de Patos vem tendo crescimento dos casos do novo coronavírus, COVID – 19. Inclusive com perdas de vidas de seus filhos queridos. Faz-se necessário que o povo também tome consciência de que o momento é grave e exige cuidados individuais de cada um dos cidadãos.
Por fim, a UP avaliou, através do seu presidente, que mesmo convicto de que o prefeito pode fazer muito mais, o enfrentamento à pandemia depende em maior medida do governo federal. Nesse sentido, o Brasil amarga um cenário agravado em decorrência de ter um presidente que não honra o tamanho do seu cargo.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Foto: arquivo
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°